O grupo de danças de Cordeirópolis, Núcleo Fazendo Arte, estará presente no maior evento de danças: o Festival de Dança de Joinville, que acontece neste ano dias 22 e 23 de julho.
Consolidado pela tradição, profissionalismo e pluralidade dos participantes, recebe anualmente centenas de artistas da dança.
Estarão presentes 22 bailarinos cordeiropolenses, sendo que André Alves da Silva, 16 anos, já é a terceira participação consecutiva, e dessa vez será sua primeira participação solo.
Cordeirópolis será representada por 22 bailarinos: André Alves da Silva, Vitória Francino, Alice, Amanda, Thamara, Paula, Fernanda, Michely, Isadora, Gabriely, Luciana, Maysa, Natalia, Maria Eduarda, Gustavo, Letícia, Giovana, Larissa Paiva, Larissa Aparecida, Barbara, Diego e Thayna.
De acordo com o professor e diretor do Núcleo, Diego Amaral, os participantes estão focados há meses nos ensaios para a apresentação.
“Participar com nossos bailarinos em festivais como esse é poder apresentar a eles a cultura de outros lugares, novos olhares sobre a dança e principalmente de acreditarem na capacidade de cada um em poder estar participando em um festival de amplitude internacional, e acima de tudo demonstrarem o amor pela dança, que vale todo e qualquer sacrifício.”, conotou Amaral.
O grupo de dança Nucleo Fazendo Arte foi fundado há seis anos e segundo Amaral, devido a necessidade em dar continuidade aos alunos que já praticavam a dança através de oficinas desenvolvidas na escola Geraldo Rocha, localizada no Jardim Eldorado, não perderem o foco ao sair dos quintos anos. Hoje são cerca de 75 participantes entre as faixas etárias: baby class, infantil, juvenil e adulto. Os bailarinos fazem parte de oficinas socioeducativas da Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social, através do CRAS do Jardim Eldorado, Jardim Progresso.
O Núcleo Fazendo Arte tem como professor e diretor Diego Amaral, além da direção coreográfica da professora Thamara Nunes.
O Festival de Dança de Joinville reúne mais de 6 mil participantes diretos, público de aproximadamente 200 mil pessoas e uma média de 170 horas de espetáculos.