Após curso, podadores receberão carteirinha que estão aptos aos trabalhos e será obrigatória
Os profissionais que atuam na área de poda e corte de árvores terão a oportunidade em realizar uma capacitação sobre arborização urbana. A atividade será realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente.
Os profissionais da área devem procurar a Secretaria localizada na Avenida Vilson Diorio, 567, Vila Pereira, e se inscrever para o curso. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
De acordo com o GCM, Marinaldo do Pelotão Ambiental, o curso é a oportunidade dos profissionais aprenderem como podar uma árvore sem danificá-la, qual a época do ano deve ser realizado o corte, como reduzir a raiz e que espécies devem ser plantadas em área urbana.
“Teremos um prazo de 90 dias para instruir os profissionais durante a fiscalização. Com a realização do curso, todos os profissionais saberão como proceder em cada trabalho, e aos que insistirem na poda drástica ou no corte sem autorização, tanto profissionais, como donos dos imóveis, serão autuados e multados. No caso dos podadores, após o curso, eles receberão uma carteirinha que o deixa apto e credenciado aos serviços, mas se infringirem a lei, perderão o registro de trabalho e terão os equipamentos apreendidos. Lembrando que essa carteirinha será obrigatória e será credenciada pela Secretaria de Meio Ambiente”, explicou o GCM Marinaldo.
Outro ponto abordado durante o curso será a segurança do profissional, principalmente no que diz respeito ao uso dos equipamentos e os cuidados necessários com a rede elétrica.
De acordo com o secretário da pasta de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, neste primeiro momento serão recebidas as inscrições para formar as turmas, para em segundo plano agendar as datas das capacitações, tanto com a empresa Elektro, quanto com outros profissionais para explanar sobre a realização correta dos trabalhos.
Ainda de acordo com o GCM, será seguido o projeto de lei nº 36-2022, que rege as regras sobre a arborização e que deve seguir o Plano Municipal de Arborização Urbana e a fiscalização por conta do Pelotão Ambiental.
Foto: Pelotão Ambiental
Está vazio