Representantes do poder público participaram do ato
Nesta quarta-feira (22), na sede da Prefeitura de Cordeirópolis, representantes da Fundação Pública Municipal “Ulisses da Silveira Guimarães” de Rio Claro, apresentaram a cópia original da Constituição de 1988 aos representantes do poder público.
O exemplar fica arquivado na sede da fundação, em Rio Claro. Outros exemplares, incluindo a original, são mantidos no museu do Supremo Tribunal Federal, em Brasília (DF), e na na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.
O município de Cordeirópolis foi parte atuante da história da construção do processo de promulgação, através da Carta de Cordeirópolis, que reivindicou a inclusão dos municípios na redação do artigo primeiro da Constituição, que trata dos entes federativos. Foi o advogado e procurador jurídico Dr. Rui Pignataro Fina quem alertou na época os prefeitos de Cordeirópolis, José Geraldo Botion e de Rio Claro, José Lincoln Magalhães da necessidade jurídica da inclusão dos municípios brasileiros, como entes federativos, assim como, União e Estados.