Imprensa de Cordeirópolis – História de mais de 100 anos

  • 0
  • 96 views


Jornais de 1906, 1916 e 1968 estão disponíveis na sessão “Biblioteca JE10” boa leitura

O Portal JE10 com o intuito em não deixar morrer a história de Cordeirópolis, traz em suas sessões do portal, o espaço “Biblioteca JE10”, os jornais de décadas passadas, onde o leitor pode reler narrativas como exemplo dos anos de 1907, o “Cordeirense” um único exemplar que se tem da época.

Loja Barbosa (3)

Já em 1916, são 3 exemplares datados de 19 e 17 novembro de 1916, e outro de 03 de dezembro de 1916. Cada um com quatro páginas, onde traz assuntos da época.

Nestes jornais existiam muitas colunas de poesias, bem típicos da época, bem como tinha a coluna “Dizem”, em estilo do “Ouvimos Dizer” que o Portal JE10 também já trouxe. A coluna Ouvimos Dizer é da época do  Jornal de Cordeirópolis, dos anos 70, com Milton Vitte (in memorian). A coluna é uma maneira de expressar sejam em estilos sarcásticos, quanto em esferas políticas, algum assunto pertinente do momento.

Portanto, já em décadas passadas, a “indireta” era de forma mais direta do que os dias atuais, e a redação do jornal recebia muitos recados dos leitores, e muitas relatando o fora que recebeu da moça.

Indicação dos filmes que seriam rodadas as “fitas” no cinema na época, também eram divulgadas.

Propagandas:

Nestes informativos há as propagandas do Hotel dos Viajantes, que era instalado a rua Toledo Barros e como era de costume da época: uma grande queima de ternos feitos sob medida.

Enfim, se você leitor que conhecer a história de Cordeirópolis nos anos de 1906, acesse o link e faça a leitura dos jornais “O Martello”, “O Cordeirense” e o “Vanguarda”. Clique aqui.

raros-2
Prev Post Prefeitura recebe exemplar da Constituição de 1988
Next Post Cordeiropolense participa da Copa São Paulo de Ciclismo
Veja mais
Link para o WhatsApp