Esta semana, a Prefeitura de Cordeirópolis, em parceria com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizou a poda de árvores na Praça “João Filié”, localizada na Avenida Carlos Hespanhol, no Jardim Bela Vista.
De acordo com o gabinete, a medida foi tomada após relatos de golpes e estelionatos praticados contra idosos que utilizam o terminal de caixa eletrônico 24 horas no local. Devido ao excesso de galhos, as câmeras de segurança tiveram sua visão comprometida, impossibilitando o registro claro das ações.
A ação foi motivada pelas reclamações de comerciantes e frequentadores da região, preocupados com a segurança e a eficácia do sistema de monitoramento. Segundo o diretor da Guarda Civil Municipal, Leonardo Maximiliano, a poda foi necessária, mesmo levando em conta o impacto ambiental.
"Mesmo considerando o ponto de vista ambiental, foi necessário também pensar na segurança pública. A atual administração tem um compromisso com o meio ambiente e já plantou mais de 130 mil árvores nos últimos oito anos. No entanto, em pontos estratégicos, é fundamental realizar a poda para garantir a visibilidade dos equipamentos de segurança", explicou Maximiliano.
Ainda para Maximiliano, a iniciativa faz parte de um esforço contínuo para equilibrar a preservação ambiental e a segurança pública em Cordeirópolis, assegurando que os sistemas de monitoramento possam desempenhar seu papel de forma eficaz.