A cidade de Cordeirópolis foi selecionada pelo Projeto "Música de Câmara da OSP, do Proac-SP" para abrir a turnê 2023. Esse ano, quatro cidades da região foram contempladas.
A apresentação será gratuita e traz o quinteto de cordas à cidade no dia 27 de janeiro, às 20h, no Centro Cultural Ataliba Barrocas, na Vila Lídia.
Na entrada, o público pode colaborar com um quilo de alimento não perecível, a ser doado a uma instituição local.
De acordo com o projeto, a finalidade do Música de Câmara é popularizar o contato com a qualidade musical sinfônica, principalmente às pessoas menos habituadas, facilitando o acesso do público aos músicos sem a necessidade da grande estrutura que envolve uma orquestra.
“A formação de câmara se dá a partir de pequenos grupos de diferentes composições, que podem ser quartetos ou quintetos de cordas, com ou sem percussão, quintetos de madeiras ou metais”, esclarece o clarinetista Reinaldo dos Anjos, organizador e coordenador do projeto em parceria com a produtora musical Mayumi Micheletti e a direção da OSP, que tem como diretor artístico e regente titular o maestro alemão Knut Andreas.
Mayumi esclarece que câmara é um dos gêneros da música de concerto. “Em italiano, câmara se refere a uma antessala pequena, proposta que nasceu no começo do período Barroco para apresentações em ambientes menores.