Hospital ganha plantão pediátrico

  • 0
  • 70 views


Desde a segunda-feira (01), a Prefeitura Municipal de Cordeirópolis iniciou o plantão pediátrico no Hospital Municipal através do sistema de saúde via Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro).
O sistema tem por objetivo realizar ações conjuntas em saúde, fomentando qualidade e agilidade aos serviços públicos prestados à população. Um dos benefícios imediatos é o início do plantão pediátrico no hospital municipal.
Em Cordeirópolis, a integração ao Consórcio foi feita em duas etapas. Na primeira delas, o município precisou ser aceito pelas demais cidades que já fazem parte do consórcio (Holambra, Paulínia e Artur Nogueira). O passo seguinte foi passar pela aprovação na Câmara de vereadores.
A secretária de Saúde de Cordeirópolis, Jordana Cassetario, explica que o sistema permitirá uma melhora significativa no atendimento. “Até então havia um empresa terceirizada que fazia essa gestão. Agora com o Cismetro, a gestão fica com o município e desta forma é possível otimizar recursos e ampliar os serviços”, avalia.
Operando com o modelo antigo era possível ter apenas contratados dois médicos plantonistas. Agora com a mudança foi possível ampliar para dois médicos plantonistas e mais um pediatra. “A princípio o atendimento da pediatria no plantão será das 7h às 19h, mas já temos em andamento um estudo para que o serviço de pediatria no plantão ocorra também a noite”, disse.
Jordana conta que a previsão é que o novo sistema seja implantado em sua totalidade já na primeira quinzena de maio. “Teremos que fazer algumas adequações, pois no atendimento do plantão existe apenas duas salas para médicos e teremos que ampliar mais uma para pediatria”, adiantou.
Mais cirurgias
Além de médicos plantonistas, o Cismetro permitirá que o município também desafogue uma demanda reprimida de cirurgias eletivas. “Temos uma fila de espera para cirurgias de pequeno porte que pretendemos diminuir em breve”, afirmou.
O Cismetro foi fundado em 13 de janeiro de 2014, quando os prefeitos de Artur Nogueira, Holambra, realizaram a primeira Assembleia Geral Ordinária. Seguindo os moldes de Contrato de Consórcio Público, Lei nº 11.107 de 2005. A fundação foi precedida por um “Protocolo de Intenções” assinado pelos chefes do Poder Executivo e aprovado pelas Câmaras Municipais. O Cismetro desenvolve serviços tanto de caráter municipal quanto regional. As atividades são definidas a partir de projetos aprovados pelo Conselho Técnico, que é constituído pelos Secretários Municipais de Saúde dos municípios consorciados.
Loja Barbosa (3)
contato tintas
Prev Post Dia 09 de maio tem encontro de negócios
Next Post 750 inscritos participam da abertura do Programa Emergencial Desemprego
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp