As novas armas são do tipo pistolas semiautomáticas calibre .40 que é o mesmo utilizado pela Polícia Militar
A doação foi viabilizada após tratativas entre a Divisão Operacional e Administrativa da Guarda Civil de Cordeirópolis e o Núcleo de Logística da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em São Paulo a qual tem destinado armas em doação para as Guardas Municipais de todo o Brasil.
Hoje o operacional da Guarda Civil utiliza pistolas semiautomáticas calibre .380 e após treinamento, o efetivo passará a contar com pistolas de maior calibre, visto que o calibre .40 é superior aos calibres .380, .9mm e intermediário entre o 357 magnum e o .45 ACP.
Este calibre foi desenvolvido especialmente para utilização das forças policiais e neste quesito, a Guarda Civil de Cordeirópolis passou a contar com equipamentos de melhor eficiência.
Segundo o secretário de Governo e Segurança Pública, Dalton Cais, estas armas são muito bem vindas, visto que durante o ano de 2022 foram realizadas reuniões com autoridades para que Cordeirópolis fosse contemplada, e após o sinal verde, o GCM Leonardo Maximiliano – diretor da Guarda Civil realizou o processo burocrático transferindo a propriedade das armas para o quadro bélico da Guarda Civil de Cordeirópolis.