GAECO deflagra operação em Rio Claro para investigar desvio de recursos na área cultural

  • 0
  • 184 views

Foto: MPSP

Esquema teria envolvimento de vereadores e empresários do setor artístico; Justiça autoriza quebra de sigilo fiscal e bancário

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) realizou, nesta quinta-feira (6), a Operação Apropriação Cultural , para aprofundar as investigações sobre um suposto esquema de desvio de recursos públicos no setor de cultura de Rio Claro. A ação foi divulgada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e, segundo informações do site do órgão, a operação visa a participação de um vereador que já fez parte do Executivo municipal, além de empresários do setor artístico.

Loja Barbosa (3)

As investigações apontam que empresas foram criadas e contratadas sem licitação para receber valores da prefeitura, sob a justificativa de fomentar a cultura local. No entanto, parte do dinheiro teria sido desviada para a conta pessoal do vereador, levantando suspeitas de corrupção passiva, corrupção ativa e associação criminosa .

Prefeitura de Rio Claro teria pago mais de R$ 800 mil às empresas investigadas

Conforme apurado pelo MPSP , a Prefeitura de Rio Claro realizou pagamentos no valor total de R$ 814.900,00 para as empresas suspeitas entre 2022 e 2024 . Com isso, a Justiça determinou o sequestro de bens dos investigados no mesmo montante, para garantir a possibilidade de ressarcimento aos cofres públicos, caso haja específica.

Mandados de busca e apreensão e quebra de sigilos

Na manhã desta quinta-feira, as equipes do GAECO cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços estratégicos , incluindo a residência dos investigados e o gabinete do vereador suspeito.

Durante a ação, foram descobertos celulares, documentos e até uma arma de fogo, que foi encaminhada ao Plantão Policial de Rio Claro . Os proprietários das empresas investigadas não foram encontrados, pois, segundo as apurações, estariam no Estado da Bahia.

A Justiça também autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de todos os envolvidos, cujas informações serão apuradas para aprofundar as investigações.

GAECO e BAEP participaram da operação

A Operação Apropriação Cultural contou com a atuação de:

✔ Três promotores de Justiça
✔ Um analista jurídico
✔ 20 policiais militares do 10º BAEP de Piracicaba

O GAECO segue com as investigações para apurar o destino dos recursos desviados e possíveis novas irregularidades no setor cultural de Rio Claro.

Guia comercial ACADEMIA E ESPORTES
GAECO deflagra operação em Rio Claro para investigar desvio de recursos na área cultural
First Post GAECO deflagra operação em Rio Claro para investigar desvio de recursos na área cultural
Polícia Militar apreende menor e prende comparsa por roubo de moto e furto em joalheria em Araras
Next Post Polícia Militar apreende menor e prende comparsa por roubo de moto e furto em joalheria em Araras
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp