Falta de chuva prejudica agricultura em Cordeirópolis

  • 0
  • 129 views

Agricultores relataram perda de produto e desdobramento para manter colheita

Os mais de 50 dias sem chuvas em Cordeirópolis, afeta também os agricultores da cidade. A perda de produtos e uma colheita mais fraca prejudicam o setor neste período de estiagem.
Uma das categorias mais afetadas são as folhas que envolvem hortaliças como alface, rúcula e verduras em gerais, pois exigem uma quantidade maior de água. E diante de um tempo seco e com expectativas de chuvas somente para agosto, os produtores se adequam para manter suas hortas. Mas, o agricultor Vantuiu Moreira, nos conta que já teve prejuízos durante este período.

Loja Barbosa (3)

“Já perdi uma colheita de alface neste ano devido ao sol intenso e tive que montar uma cobertura que protege 30% do sol. Estou irrigando mais vezes durante o dia, a vantagem é que está frio e a terra fica úmida e conseguimos colher alguma coisa”, explicou Vantuiu.As chuvas devem pairar sobre Cordeirópolis na próxima semana. Conforme o Climatempo, está prevista chuvas na segunda-feira (30), terça-feira (31) e quarta-feira (1).

Apesar disso, a primeira chuva não deve ser muito comemorada entre os agricultores,já que a mesma é considerada ácida e prejudica as plantas.

“Esta chuva contém toda a poluição acumulada e podem trazer doenças para a colheita como a ferrugem. Neste ano, tive perda também em minha colheita de couve flor devido à grande quantidade de caminhões que passam e levantam o pó e que prejudica as hortaliças e legumes”, explicou a agricultora Maria Donato, que está a 25 anos no setor.

AS AÇÕES DA PREFEITURA NO SETOR
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável,a administração oferece cursos que contribuem para o desenvolvimento do produtor e que preparam os mesmos para os mais diversos tipos de situação.

“A prefeitura tem buscado sempre cursos que desenvolvam novas técnicas e novas tecnologias, para que o pequeno produtor e o agricultor de médio porte possam minimizar essas percas, que eles consigam desenvolver melhor essa produtividade e escoar. Temos muitos produtores também da agricultura familiar que fornece produtos para a nossa merenda escolar e que são de qualidade”, explicou Maiko Zorzo, que é coordenador de agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

Ainda de acordo com ele, os munícipes podem usufruir também da Feira do Produtor que acontece todas as terças e quintas-feiras na praça do Jardim Bela Vista e no Planalto respectivamente.

Por: Diego Fabiano de Oliveira

contato tintas
Eleitores de Santa Gertrudes devem comparecer com urgência ao Cartório Eleitoral
Prev Post Eleitores de Santa Gertrudes devem comparecer com urgência ao Cartório Eleitoral
Polícia de Cordeirópolis encontra um cemitério de carros roubados em área rural
Next Post Polícia de Cordeirópolis encontra um cemitério de carros roubados em área rural
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp