A Vigilância Epidemiológica anunciou nesta quinta-feira (18), que a cidade confirmou o primeiro caso positivo para a Varíola dos Macacos. De acordo com o órgão, o paciente não apresenta sintomas graves e já está em isolamento domiciliar há sete dias, desde que realizou o teste, e recebe os devidos cuidados das equipes da Saúde.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os remédios contra a Varíola dos Macacos estão em fase de produção, por isso, não há tratamento para a doença, somente para os sintomas, que incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, nas costas e fraqueza profunda, além de pústulas (bolhas) na pele, principalmente na região da face e dos membros.
Ainda segundo a OMS, para evitar o contágio é importante seguir algumas recomendações, como lavar bem as mãos ao manusear objetos de uso comum, evitar contato físico por meio de relação sexual, beijos e abraços com pessoas que tenham lesões na pele, ou até tocar em feridas.
Ao surgir os sintomas, o paciente precisa buscar atendimento médico, para realizar o teste e permanecer em isolamento, visto que a transmissão ocorre principalmente pelo contato físico e secreções respiratórias.