Você sabe quais são as funções dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário?

  • 0
  • 125 views
inauguração

Trata-se de um tema bastante relevante diante do momento vivenciado e é de extrema importância para o bom funcionamento da democracia, uma vez que a divisão e organização dos poderes impede a sua concentração nas mãos de uma única pessoa.

Assim, é dever dos cidadãos entenderem como funciona a organização do Estado e quem é responsável por cada tarefa para exercer a fiscalização e cobrança da sua respectiva função. Dessa forma, vejamos:

Loja Barbosa (3)

1. Poder Executivo: É responsável, como o próprio nome já diz, por executar e administrar o governo, bem como representar o país no exterior.
2. Poder Legislativo: É responsável por decidir e votar nas leis em nome da população. Também possui o dever de fiscalizar os atos do Poder Executivo.
3. Poder Judiciário: É responsável por aplicar as leis diante dos conflitos envolvendo cidadãos ou ainda, entre cidadãos e o próprio Estado. Assim, sua função é fazer cumprir as leis.
No âmbito deste poder estão, basicamente, o Presidente da República, Governadores e Prefeitos, a nível federal, estadual e municipal respectivamente.
Trata-se da escala de poder responsável por propor e decidir planos de ação para administração e fiscalização de programas, sejam eles sociais, educacionais, culturais, entre outros, com o objetivo de garantir a sua qualidade e eficácia.

Sua função principal é a propositura das leis destinadas a conduzir a vida do país e seus respectivos membros.
No âmbito deste poder estão, basicamente, juízes, promotores de justiça, desembargadores e ministros que visam interpretar e aplicar a lei diante dos fatos concretos a eles apresentados em razão dos conflitos existentes na sociedade.

A organização dos poderes possui sua importância e relevância indiscutível, pois como já dizia Montesquieu, “todo homem que detém o poder tende a abusar dele”. Dessa forma, a separação dos poderes vem como um sistema de freios e contrapesos, evitando abusos e inserindo o controle de um poder sobre o outro.

Por Marina Spinelli
Advocacia e Consultoria Jurídica
Contato: (19) 99766-7244
E-mail: [email protected]
Endereço: Avenida Presidente Vargas, nº 600, Vila Nova Brasília, Cordeirópolis.

contato tintas
Três homens são presos em flagrante por tráfico
Prev Post Três homens são presos em flagrante por tráfico
Candidato do PTB é condenado a multa de R$ 8 mil por fakenews
Next Post Candidato do PTB é condenado a multa de R$ 8 mil por fakenews
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp