Os incêndios que devastaram o interior de São Paulo deixaram um rastro de destruição em várias cidades. Em Cordeirópolis, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e voluntários estão se mobilizando para reduzir os impactos das queimadas, principalmente sobre os animais silvestres e áreas florestais.
Com as queimadas dos últimos meses, muitos fragmentos florestais da região foram severamente afetados, comprometendo a oferta de alimentos para a fauna local. Para mitigar essa situação crítica, a Secretaria anunciou três ações estratégicas:
- Campanha de doação de frutas
A população pode colaborar doando frutas que serão distribuídas nas áreas florestais atingidas. Os alimentos serão colocados nas margens dos cursos d'água, onde os animais frequentemente buscam água e agora encontrarão sustento. As doações podem ser entregues na sede da Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Avenida Vilson Diório, 567, Vila Pereira, de segunda a sexta, das 7h às 16h. - Dispersão de sementes em áreas queimadas
A Secretaria planeja sobrevoar as áreas afetadas para dispersar sementes de espécies nativas, a fim de restaurar a vegetação destruída. No entanto, a ação está condicionada à chegada do período chuvoso, crucial para garantir o sucesso da regeneração. - Mobilização para aceiros em áreas florestais
Além das ações imediatas, a Secretaria também trabalha em uma mobilização social para ampliar os aceiros — faixas sem vegetação — nos arredores dos fragmentos florestais, reduzindo o risco de novos incêndios.
De acordo com o secretário da pasta, Joaquim Dutra, em novembro, o Plano Local de Ação Climática será apresentado à Câmara de vereadores, com uma série de medidas voltadas à prevenção de queimadas.
Para mais informações ou sugestões, entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (19) 3546-8042..