Levantamento também identificará quantidade de tocos existentes na cidade
Com o objetivo em saber onde já existem árvores plantadas e onde elas estão em falta, é que a Secretaria do Meio Ambiente está realizando através de um novo projeto, um “censo arbóreo” com a finalidade em mapear e diagnosticar todas as árvores em vias e praças públicas.
De acordo com o secretário da pasta, Joaquim Dutra, esse levantamento também trará a quantidade de tocos existentes no município, sendo que esses dados serão implantados em um sistema digital para gerenciamento da arborização urbana.
“Há a expectativa que em dois meses teremos esse levantamento como: quantos tocos precisamos retirar, quantas árvores de extremo risco e quais locais teremos mais espaço para plantio; e todas as informações estarão dispostas em um aplicativo especifico para arborização urbana que faz toda essa gestão integral”, explicou Dutra.
Dutra ainda informou que o sistema irá armazenar e organizar os dados sobre a arborização, permitindo identificar a espécie, localização e estado de saúde de todas as árvores urbanas.
“Após a aprovação do Plano Municipal, passaremos a monitorar todos os procedimentos relacionados à gestão de arborização. Todas as arvores terão um número cadastral, atributos quantitativos e um histórico de ocorrências e todo esse trabalho estará disponível também através de aplicativos móveis”.
O biólogo Thomaz Almeida, fala da importância e os benefícios para os moradores, após a implantação do censo.
“Desde o protocolo de pedido de poda ou retirada da árvore, da avaliação e análise de riscos de árvores e a execução do manejo arbóreo tudo estará integrado no sistema”, complementou o biólogo.
O secretário informou que já foram mapeadas as árvores da área central, e a equipe está nos bairros: Jardim Eldorado e Jardim Cordeiro coletando os dados.