Portaria que alterava regras de trabalho aos domingos e feriados é suspensa por 90 dias

  • 0
  • 217 views
BARRAGEM REPRESA_JE 10

Medida pedia autorização a sindicatos e prejudicaria empregos de final de ano

Após ser pressionado por entidades empresariais, o governo federal através do ministro do trabalho, Luiz Marinho, anunciou a suspensão por 90 dias da portaria que alterava regras para trabalho aos domingos e feriados.

Loja Barbosa (3)

A medida exigia que o comércio conseguisse autorização prévia por meio de convenção coletiva e aprovasse uma legislação municipal para abrir as portas nestes dias.

Um grupo será formado para discutir e refazer o texto da portaria, que voltará a valer a partir de março do ano que vem. Até lá, vale a portaria de 2021, que facilitava o funcionamento de comércios aos domingos e feriados.

No dia 14 de novembro, Luiz Marinho revogou uma portaria que facilitava o trabalho durante feriados. Com isso, funcionários somente poderiam trabalhar nos feriados se houvesse previsão em convenção coletiva da categoria.

A decisão fortalecia os sindicatos e impactava vários setores, em especial, comércios como lojas, supermercados e farmácias.

Na portaria original, a permissão era permanente. Bastava um acordo direto para o empregador comunicar o empregado sobre o dia de expediente, desde que respeitada a jornada prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

No caso dos domingos, não havia necessidade de convenção coletiva se houvesse lei municipal que autorizasse o funcionamento dos estabelecimentos.

Fonte: Facesp/Diário do Comércio

raros-2
Defesa Civil alerta para passagem de frente fria entre quinta e sábado
Prev Post Defesa Civil alerta para passagem de frente fria entre quinta e sábado
GCM de Cordeirópolis apreende carreta com carga roubada de cigarros
Next Post GCM de Cordeirópolis apreende carreta com carga roubada de cigarros
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp