Rodovias poderão ainda ter descontos progressivos no pedágio conforme uso e outras inovações. Investimento alcança a casa dos R$ 14 bilhões
A ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) divulgou nesta quarta-feira (24) o edital de concessão das rodovias do estado. Serão contempladas as malhas de Piracicaba, a região de Campinas e o município de Panorama localizado no extremo Oeste do Estado. A concessão de 30 anos prevê diversas melhorias e outros modelos inéditos no país.
Conforme foi divulgado, o trecho SP-310 (Cordeirópolis – Corumbataí) receberá terceiras e quartas faixas, além de toda a reestruturação em sua malha. A faixa ainda será contemplada com o novo sistema de inovações tarifárias que visa tarifa quilométrica 23% menor que a praticada pela Centrovias atualmente. A empresa anunciou ainda que a malha será equipada ao “wi-fi dedicado” com o intuito de informar os usuários sobre informações do trânsito, acionamento de socorro médico e mecânico.
Ao todo, 62 municípios serão atingidos pela nova atualização, sendo 1.273 quilômetros de rodovias.
Poderão participar da concorrência empresas nacionais, estrangeiras, fundos de investimentos, entidades de previdência complementar – isoladamente ou em consórcio. O critério de julgamento da licitação será o maior valor de outorga fixa.
As propostas serão recebidas na sede da Bolsa de Valores de São Paulo B3 em novembro. A previsão de assinatura do contrato e início da operação da nova concessionária é o primeiro semestre de 2020.