Cordeirópolis iniciou um amplo mutirão de limpeza com o objetivo de limpar os materiais descartados irregulares de entulhos pela cidade. A prefeita Cristina Saad trouxe em suas redes o trabalho de limpeza que iniciou pela manhã em Cordeirópolis, porém vale destacar
que a iniciativa deve ter um esforço conjunto para conscientizar os moradores sobre a importância de planejamento o cronograma de coleta e as regras de descarte.
Conforme divulgado na página oficial da Prefeitura em 05 de dezembro, foi realizado um cronograma ao longo de todo o mês, abrangendo todos os bairros para a coleta de resíduos volumosos. No entanto, em menos de 30 dias, a cidade voltou a enfrentar o problema do acúmulo de entulhos e descarte irregular de móveis velhos.
Desafios e soluções
O secretário de Serviços Públicos, Marinildo Procópio (Nil), que atua há anos na pasta, deve ter estratégias para transformar a relação da cidade com o descarte correto. A meta é reduzir o acúmulo de entulho, que, mesmo após programas de coleta organizada, ainda ocorre em diversos bairros.
Regras de descartes
- Conforme a Lei Municipal nº 1.579 , o descarte irregular é passível de multa.
- Até 1 metro cúbico de entulho é permitido para descarte gratuito. Quantidades maiores o morador deve contratar caçambas particulares para a remoção.
- Resíduos volumosos, como móveis e galhos, devem ser descartados conforme dados programados pela Prefeitura.
Educação e fiscalização
A colaboração da população é fundamental. Mesmo com programas estruturados, a cidade enfrenta desafios pela falta de adesão ao cronograma. Casos de descarte irregular têm levado o Pelotão Ambiental a agir, notificando moradores e estabelecendo prazos para regularização.
Bairros atendidos hoje (01/02/2024):
Distrito Industrial II, Flaminio Levy de Freitas, Jardim Cordeiro, Jardim Cordeiro II, Jardim Eldorado, São José, Paraty, Bela Vista, Santa Luzia, Jardim Lise, Jardim Progresso, São Francisco, São Luiz, Santa Rita, Jardim do Corte, Jardim Juventude, Vila Olympia, Vila Nossa Senhora Aparecida, Jardim Planalto, Jardim Primavera, Vila Pereira, Vila Barbosa, Jardim Flamboyant, Jardim Bosque, Vilaggio Corte, Cascalho, Engenho Velho, Ângelo Betim, Avenida da Saudade, Portal das Torres, Vila Lídia, Centro, Vila Nova Brasília, Vila Santo Antônio, Jardim Jaffet, Jardim Módulo, Pátio da Estação, Constante Peruchi, Assentamento XX de Novembro, Jardim Florença, Vila Botion, Jardim São Paulo.
Faça sua parte
A limpeza da cidade começa com cada cidadão. Respeitar os dados, descarte corretos ajuda Cordeirópolis a ser um exemplo de cuidado com o meio ambiente.
Fotos: PM (Danilo Garcia)