MP recebe denúncias e deve abrir inquérito para apurar danos ambientais e à saúde pública decorrentes de incêndio

  • 0
  • 181 views

Incêndio empresa

Empresa se pronuncia com relação ao caso

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) recebeu várias denúncias e deve abrir inquérito civil para investigar os danos ambientais e à saúde pública decorrentes do incêndio ocorrido no dia 10 de setembro em uma empresa que fica às margens da Rodovia Limeira-Cordeirópolis, no Km 4.

Loja Barbosa (3)

A empresa atua com lascas de madeira e está instalada em meio a um canavial, o que propiciou a propagação das chamas.

O fato é que desde o incêndio a fumaça ainda se alastra por toda a cidade o que vem ocasionando muitas reclamações dos munícipes que tem problemas respiratórios.

 

“ Tá difícil, estou com dor de garganta e tosse desde domingo, meu filho precisou ir no hospital com febre e com faringite e minha netinha também não está bem”, afirmou uma internauta se referindo a reportagem do JE10.

“Tá terrível! Tenho acordado de madrugada com muita dificuldade pra respirar, sinto cheiro muito forte de fumaça durante a noite”, disse outra internauta.

De acordo com informações apuradas pelo Portal JE10 a empresa já recebeu duas multas, sendo uma de R$ 76 mil da Cetesb e a segunda no valor aproximado de 150 mil do Pelotão Ambiental de Cordeirópolis; e nesta terça-feira (04) a Cetesb iria notificar a empresa pela segunda vez.

Segundo o que a Secretaria de Meio Ambiente apurou no local, ainda há cerca de quatro mil metros para passar por processo de rescaldo e há no local um caminhão e uma máquina realizando os serviços.

Em contato com a presidente do Conselho Deliberativo de Meio Ambiente (CONDEMA), Maria Fernanda Schiaveti Simões, em reunião com munícipes e diretores do conselho, foi definido que também seria encaminhado ao MP os levantamentos e ofícios dos órgãos competentes em relação ao incêndio.

O Portal JE10 entrou em contato com a empresa, e em nota recebeu a seguinte informação do departamento jurídico:

Informamos que desde o dia 10 de setembro de 2022 a empresa colocou imediatamente em prática o seu plano de ação, inclusive sob orientação e acompanhamento de profissionais, dentre eles do Corpo de Bombeiros.

As medidas até então adotadas foram oportunamente comunicadas e comprovadas perante as autoridades e órgãos competentes, sendo o incêndio de causas desconhecidas, as quais estão sendo apuradas.

"Aproveitamos a oportunidade para informar que a empresa SSB Energia encontra-se há anos regularmente estabelecida no local, possuindo autorizações para o exercício pleno de suas atividades, dentre eles, licenças e autorizações da CETESB, Alvará de Funcionamento Municipal, IBAMA e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Cumpridora de suas obrigações legais e normativas de prevenção e combate a incêndios, os quais foram recentemente vistoriados e aprovados pelo Corpo de Bombeiros – Policia Militar do Estado de São Paulo, com emissão da renovação do AVCB em 05/07/2022.

A empresa é compromissada com o meio ambiente e parceira do município de Cordeirópolis, recebendo diariamente resíduos de podas de árvores da Prefeitura deste município, que é reutilizado como biomassa para geração de energia.

 Sabemos da preocupação da população de Cordeirópolis, considerando principalmente que esta já vem sofrendo há tempos com a má-qualidade do ar diante da sub-região em que se situa o município e pelo fato desta não atender aos padrões vigentes estabelecidos pelos órgãos competentes, bem como diante das diversas queimadas recentemente registradas dentro do perímetro urbano e no próprio Aterro Sanitário do município, as quais já foram objeto de matérias divulgadas por este jornal.

 Desta forma, reiteramos que a empresa desde o primeiro dia vem promovendo todos os esforços e medidas necessárias ao caso”.

Poupatempo de Cordeirópolis já está em funcionamento
Prev Post Poupatempo de Cordeirópolis já está em funcionamento
Está chegando o 1º Pedala Cordeirópolis, faça sua inscrição
Next Post Está chegando o 1º Pedala Cordeirópolis, faça sua inscrição
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp