Mais de 300 alunos participam da Semana Italiana em Cascalho

  • 0
  • 94 views


inauguração

Alunos fizeram apresentações de danças e conheceram sobre a história de Cascalho

Em sua 17ª edição, a Associação Trevisani Nel Mondo em parceria com a secretaria de Educação levou conhecimento cultural aos 335 alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Loja Barbosa (3)

 

O encontro aconteceu no salão paroquial da igreja de Cascalho nesta quarta-feira (26), em dois períodos: manhã e tarde, onde os estudantes tiveram a oportunidade em conhecer sobre a imigração italiana, soletrar algumas palavras em italiano e ainda se apresentarem com danças típicas nas  cores da Itália, verde e vermelho e branco.

 

Os alunos guiados pelos integrantes da Associação , fizeram um tour pela praça, onde puderam conhecer cada ponto e seu significado como: Coreto, Gruta, Obelisco, pedra fundamental das cidades irmãs entre Cordeirópolis e Godega di Sant’ Urbano localizada em Vêneto na Itália,  árvores nativas e claro a igreja Nossa Senhora da Assunção.

 

Para os organizadores, esta foi mais uma oportunidade em levar o conhecimento cultural do bairro às crianças.

 

“São 17 anos que trazemos através da Semana Italiana a cultura e as tradições italianas, é um bairro histórico, importante para o desenvolvimento do município, e são mais de 100 famílias  envolvidas que vieram da Itália e ajudaram no progresso local, portanto, envolver as crianças nesse projeto, se torna imprescindível para manter viva essa rica história”, afirmou   o presidente da Associação, Paulo Adalberto Peruchi.

 

Cinema

A comemoração da semana continua e nesta quinta-feira (27) terá sessão de cinema com entrada gratuita e direito a pipoca.

Esta será mais uma oportunidade para quem desejar conhecer mais a história cultural do bairro de Cascalho, onde será exibido um documentário do bairro que foi produzido em 2022 e mais um curta metragem italiano. A sessão acontece no teatro Ataliba Barrocas, às 19h30.

 

Noite Italiana

O encerramento da semana acontece com a tradicional noite italiana com a missa às 19h na igreja Nossa Senhora Assunção em Cascalho com a participação do Coral Italiano Trevisani Nel Mondo.  Após a missa, no salão paroquial acontece a festa com a participação do grupo de dança italiana.

Para mais informações sobre reserva de mesa, devem ser obtidas através do telefone da paróquia de Cascalho (19) 3546-2440.

 

contato tintas
Prev Post Contrato entre Câmara e escritório de advocacia é suspenso por ordem da Justiça
Next Post Falecimento- Fernanda Araújo Talarico
Veja mais
Link para o WhatsApp