Jovem de Cordeirópolis é diagnosticado com dengue e Zika ao mesmo tempo

  • 0
  • 1.461 views

Caso levanta alerta sobre riscos de coinfecção transmitida pelo mosquito Aedes aegypti

Um jovem morador do bairro Bela Vista, em Cordeirópolis, foi diagnosticado com dengue e Zika ao mesmo tempo, elevando o nível de preocupação em relação ao aumento de casos de arboviroses na cidade. Segundo familiares, o paciente apresentou sintomas intensos, como febre alta, dores no corpo e manchas, sendo encaminhado para atendimento médico e internado no hospital da Unimed, em Limeira. Ele já está em casa, em recuperação.

Loja Barbosa (3)

De acordo com relatos da família ao Portal JE10, o exame confirmou a presença simultânea das duas doenças, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O diagnóstico dos exames saiu após o tratamento final, (internação) e com ajuda e socorro do médico Joaquim Raposo, em Limeira. Ainda segundo os familiares, a Secretaria de Saúde de Cordeirópolis foi comunicada sobre o caso, mas, segundo eles, não houve notificação oficial à vigilância por parte da pasta, sob a justificativa de que “o paciente já estava recuperado”.

O episódio reacende o debate sobre a importância da notificação e acompanhamento de casos, mesmo após a recuperação do paciente. Coinfecções como essa são raras, mas colocam em risco a saúde pública, pois podem dificultar o diagnóstico, já que dengue e Zika têm sintomas semelhantes. Em situações como essa, à vigilância epidemiológica deve ser informada, não só para controle estatístico, mas também para reforçar as ações de combate ao mosquito transmissor, especialmente nas áreas com maior índice de contaminação.

A cidade de Cordeirópolis está em situação de emergência devido ao aumento expressivo dos casos de dengue – a ultima publicação da Prefeitura trazia mais de 400 confirmados em 2025, no entanto, o surto aparenta estar maior. A presença de Zika, agora oficialmente detectada, exige ainda mais atenção da população e do poder público, especialmente nos bairros com maior número de focos do mosquito.

O mosquito Aedes aegypti é o vetor responsável por transmitir dengue, zika e chikungunya, doenças que compartilham sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo, manchas e mal-estar geral. Porém, a zika também representa um risco importante para gestantes, devido à possibilidade de microcefalia em recém-nascidos.

O Portal JE10 seguirá acompanhando o caso e cobrando posicionamentos da Secretaria de Saúde sobre a conduta adotada e as medidas de prevenção e contenção diante da possível circulação do vírus Zika em Cordeirópolis.

Guia comercial GASTRONOMIA
Cordeirópolis ultrapassa 800 casos de dengue e acende alerta para a população
Prev Post Cordeirópolis ultrapassa 800 casos de dengue e acende alerta para a população
Cordeirópolis registra dois casos de violência doméstica em menos de duas horas
Next Post Cordeirópolis registra dois casos de violência doméstica em menos de duas horas
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp