Desde a segunda-feira (01), a Prefeitura Municipal de Cordeirópolis iniciou o plantão pediátrico no Hospital Municipal através do sistema de saúde via Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro).
O sistema tem por objetivo realizar ações conjuntas em saúde, fomentando qualidade e agilidade aos serviços públicos prestados à população. Um dos benefícios imediatos é o início do plantão pediátrico no hospital municipal.
Em Cordeirópolis, a integração ao Consórcio foi feita em duas etapas. Na primeira delas, o município precisou ser aceito pelas demais cidades que já fazem parte do consórcio (Holambra, Paulínia e Artur Nogueira). O passo seguinte foi passar pela aprovação na Câmara de vereadores.
A secretária de Saúde de Cordeirópolis, Jordana Cassetario, explica que o sistema permitirá uma melhora significativa no atendimento. “Até então havia um empresa terceirizada que fazia essa gestão. Agora com o Cismetro, a gestão fica com o município e desta forma é possível otimizar recursos e ampliar os serviços”, avalia.
Operando com o modelo antigo era possível ter apenas contratados dois médicos plantonistas. Agora com a mudança foi possível ampliar para dois médicos plantonistas e mais um pediatra. “A princípio o atendimento da pediatria no plantão será das 7h às 19h, mas já temos em andamento um estudo para que o serviço de pediatria no plantão ocorra também a noite”, disse.
Jordana conta que a previsão é que o novo sistema seja implantado em sua totalidade já na primeira quinzena de maio. “Teremos que fazer algumas adequações, pois no atendimento do plantão existe apenas duas salas para médicos e teremos que ampliar mais uma para pediatria”, adiantou.
Mais cirurgias
Além de médicos plantonistas, o Cismetro permitirá que o município também desafogue uma demanda reprimida de cirurgias eletivas. “Temos uma fila de espera para cirurgias de pequeno porte que pretendemos diminuir em breve”, afirmou.
O Cismetro foi fundado em 13 de janeiro de 2014, quando os prefeitos de Artur Nogueira, Holambra, realizaram a primeira Assembleia Geral Ordinária. Seguindo os moldes de Contrato de Consórcio Público, Lei nº 11.107 de 2005. A fundação foi precedida por um “Protocolo de Intenções” assinado pelos chefes do Poder Executivo e aprovado pelas Câmaras Municipais. O Cismetro desenvolve serviços tanto de caráter municipal quanto regional. As atividades são definidas a partir de projetos aprovados pelo Conselho Técnico, que é constituído pelos Secretários Municipais de Saúde dos municípios consorciados.