“H1N1 está controlada no município”, afirma secretária de saúde

  • 0
  • 30 views

Em entrevista ao JE10, secretária alertou sobre a campanha de vacinação e os cuidados com o fakes News

Diante de duas mortes confirmadas pelo vírus H1N1 em Rio Claro, toda a região ficou em alerta, o mesmo aconteceu em Cordeirópolis. Porém, de acordo com a secretária de saúde Jordana Cassetário, a situação atual do município não exige a necessidade de pânico e explicou que há doses disponíveis nas unidades de saúde e que a campanha de vacinação inicia na próxima semana.

Para a campanha de vacinação deste ano, a Secretaria de Saúde inicia a prevenção na segunda-feira (23) e estende até o dia primeiro de junho, de segunda à sexta-feira das 8h às 11h, na unidade do Jardim Eldorado e as crianças poderão tomar a vacina das 13h30 às 15h30. O “Dia D”, ocorrerá em 12 de maio onde os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h. A Unidade Básica de Saúde de Cascalho deve ter esquemas diferentes que serão divulgados em breve. “Iniciamos a campanha 20 dias antes e encerraremos um mês depois da data prevista. Vale lembrar, que abriremos primeiramente para os grupos de riscos como gestantes, mães que estiveram bebês até 40 dias após o parto, pacientes com problemas renais, cardíacos, hepáticos, crianças de seis meses até cinco anos, professores, profissionais de saúde e pacientes em cárcere privado, após este primeiro mês será aberto para todos. Vale ressaltar que esta vacina protege contra a Influenza A, B, H1N1 e H3N2”, detalhou Jordana.

Loja Barbosa (3)

Ela explica que este tipo de gripe se assemelha bastante com as outras herboviroses que já conhecemos como a dengue, a zika e a chikungunya. A H1N1, se diferencia por atacar diretamente a parte pulmonar do paciente levando o mesmo a diversas complicações.

“O vírus vai conter os mesmos sintomas que já conhecemos como dores de cabeça, vômitos e diarreias, porém a diferença se aplica nas dificuldades de respirar onde o paciente pode ter uma parada respiratória ou uma parada cardíaca”, explicou.

Jordana alerta ainda que o princípio básico da prevenção é a higienização que previne que o vírus se espalhe. Deve-se evitar locais fechados quando se está com gripe, aglomerados, usar lenços de papeis descartáveis, lavagem das mãos e a utilização de álcool em gel. “Esses cuidados previnem boa parte dos problemas e com a vacinação nós já conseguimos fazer as prevenções de aparecimentos posteriores dos problemas da gripe”, finalizou.

Alerta contra o fake news:

A Secretaria de Saúde alerta dos cuidados de mensagens recebidas através das redes sociais, e em caso de dúvida o cidadão deve procurar a unidade mais próxima de sua residência e conversar com os profissionais da saúde para mais explicações.

raros-2
Orquestra de Cordeirópolis realiza concerto para arrecadar produtos de limpeza
Prev Post Orquestra de Cordeirópolis realiza concerto para arrecadar produtos de limpeza
Carro conduzido por motorista embriagado, invade muro do “Bar do Toba”
Next Post Carro conduzido por motorista embriagado, invade muro do “Bar do Toba”
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp