Em entrevista ao JE10, secretária alertou sobre a campanha de vacinação e os cuidados com o fakes News
Diante de duas mortes confirmadas pelo vírus H1N1 em Rio Claro, toda a região ficou em alerta, o mesmo aconteceu em Cordeirópolis. Porém, de acordo com a secretária de saúde Jordana Cassetário, a situação atual do município não exige a necessidade de pânico e explicou que há doses disponíveis nas unidades de saúde e que a campanha de vacinação inicia na próxima semana.
Para a campanha de vacinação deste ano, a Secretaria de Saúde inicia a prevenção na segunda-feira (23) e estende até o dia primeiro de junho, de segunda à sexta-feira das 8h às 11h, na unidade do Jardim Eldorado e as crianças poderão tomar a vacina das 13h30 às 15h30. O “Dia D”, ocorrerá em 12 de maio onde os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h. A Unidade Básica de Saúde de Cascalho deve ter esquemas diferentes que serão divulgados em breve. “Iniciamos a campanha 20 dias antes e encerraremos um mês depois da data prevista. Vale lembrar, que abriremos primeiramente para os grupos de riscos como gestantes, mães que estiveram bebês até 40 dias após o parto, pacientes com problemas renais, cardíacos, hepáticos, crianças de seis meses até cinco anos, professores, profissionais de saúde e pacientes em cárcere privado, após este primeiro mês será aberto para todos. Vale ressaltar que esta vacina protege contra a Influenza A, B, H1N1 e H3N2”, detalhou Jordana.
Ela explica que este tipo de gripe se assemelha bastante com as outras herboviroses que já conhecemos como a dengue, a zika e a chikungunya. A H1N1, se diferencia por atacar diretamente a parte pulmonar do paciente levando o mesmo a diversas complicações.
“O vírus vai conter os mesmos sintomas que já conhecemos como dores de cabeça, vômitos e diarreias, porém a diferença se aplica nas dificuldades de respirar onde o paciente pode ter uma parada respiratória ou uma parada cardíaca”, explicou.
Jordana alerta ainda que o princípio básico da prevenção é a higienização que previne que o vírus se espalhe. Deve-se evitar locais fechados quando se está com gripe, aglomerados, usar lenços de papeis descartáveis, lavagem das mãos e a utilização de álcool em gel. “Esses cuidados previnem boa parte dos problemas e com a vacinação nós já conseguimos fazer as prevenções de aparecimentos posteriores dos problemas da gripe”, finalizou.
Alerta contra o fake news:
A Secretaria de Saúde alerta dos cuidados de mensagens recebidas através das redes sociais, e em caso de dúvida o cidadão deve procurar a unidade mais próxima de sua residência e conversar com os profissionais da saúde para mais explicações.