Sistema registrará sem precisar de viatura presente quando não houver vítimas
A partir do dia 11 de abril, a população de Cordeirópolis passará a contar com sistema online para registro de acidentes de trânsito sem vítima.
De acordo com o responsável do Centro de Monitoramento da Guarda Civil, Leonardo Maximiliano, o sistema é conhecido como Declaração de Acidente de Trânsito (DAT) através de convênio entre o Centro de Monitoramento da Guarda Civil e a Polícia Rodoviária Federal.
“A ferramenta visa agilizar os procedimentos para registro da ocorrência através do próprio cidadão, dispensando a presença das viaturas da Polícia Militar ou da Guarda Civil no local do acidente, que em algumas ocasiões devido a atendimentos, pode demandar certo tempo para comparecer no local para elaboração”, explicou Maximiliano.
O GCM explica que o sistema é muito simples e qualquer cidadão poderá acessar através do link: acesse aqui , que também estará disponível na página da Prefeitura Municipal através do site, acesse aqui , localizar o link correspondente e assim registrar a ocorrência do acidente de trânsito. Lembrando que o registro no sistema é válido apenas para ocorrências de acidentes sem vítima.
O registro da ocorrência assim que registrada pelo interessado, será automaticamente encaminhada ao setor responsável da Guarda Civil, o qual realizará a análise e validará o registro que terá a mesma legitimidade jurídica dos demais boletins de ocorrências já existentes da Polícia Civil e Militar.
Os técnicos dos órgãos responsáveis estão finalizando testes para que no próximo dia 11 de abril o sistema esteja disponível para a população cordeiropolense.