Cerca de 35 cordeiropolenses marcaram presença no maior evento de empreendedorismo do Brasil, a 7ª edição da Feira do Empreendedor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que aconteceu no centro de exposições do Anhembi.
A iniciativa foi promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que providenciou o transporte para os participantes do município.
De acordo com as informações do site do Sebrae, a feira recebeu entre os dias 07 a 10 de abril mais de 140 mil visitantes que puderam acompanhar de perto o trabalho de 425 expositores do ramo de empreendedorismo e negócios.
Entre os visitantes cordeiropolenses estavam os jovens Evandro Pedro da Silva Souza, 19 anos e Patrick do Carmo Oliveira 18 anos. Ambos abriram um negócio próprio aproximadamente há dois anos, um salão localizado no Jardim Bela Vista. Fizeram o curso de barbeiro na mesma escola, porém seus caminhos profissionais se encontraram na cidade de Cordeirópolis. Ambos queriam abrir as portas, porém o receio em custear as despesas sozinhos era o que impedia, então resolveram alugar um salão, cada um tem sua clientela, mas a sombra dos custos ficou menos carregada, onde são divididos.
“A feira nos ajudou a ter contatos com fornecedores, além de buscar novas técnicas, conhecimento em como empreender e fazer boa administração, além de aprender formas de como fidelizar nossos clientes”, destacaram os jovens.
O casal Jose Luiz Batistela, 48 anos e sua esposa Marli Inês Belon Batistela 49 anos, ambos são autônomos, ele proprietário de uma loja de auto center, e a Marli revendedora de produtos comésticos. Para o casal foi uma visita onde adquiriu mais conhecimentos.
“Aqui pudemos conhecer de perto e saber detalhes das várias opções das maquininhas de cartões, além de nos inteirar um pouco mais no mundo virtual, e uma base de como lidar com as finanças, a principal parte de uma empresa”, destacou o casal.
Luana Gomes Modanez, 33 anos, é artesã e professora de artes visuais, sua função é trabalhar com cadernos através de técnicas com costura artesanal e japonesa ( sketch book)
Na feira buscou tirar suas dúvidas em como começar o novo negócio.
“Já temos o projeto e não sabíamos como engrenar, a visita foi bem produtiva, pois conseguimos adquirir a maquininha de cartão, era o item que faltava em nossas participações de feiras. Agora não ficaremos mais sem vender por falta de opção de pagamento”, explicou sorrindo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Marco Gomes, comentou que os cordeiropolenses que participaram estão voltando com expectativas e grandes ideias para investir no comércio da cidade.
“Quem foi ao evento, seja um dono de empresa ou aspirante a empreendedor, encontrou palestras, salas de capacitação e consultorias abrangendo temas como marketing, finanças, tendências, inovação, exportação, dentre outros. Diante disso, poderão expandir o conhecimento e informação para todos que têm ou pretendem ter um negócio próprio”, relatou o secretário.