Eleições 2024: possíveis candidatos a prefeito (a) em Cordeirópolis já fazem as articulações políticas

  • 0
  • 1.862 views
BARRAGEM REPRESA_JE 10

Entre os possíveis candidatos estão “os velhos políticos” que já comandaram a cidade em décadas passadas, bem como novos nomes

Embora boa parte da população ainda não esteja pensando nas eleições para prefeito (a) e vereadores (as) em 2024, os cenários já vêm sendo articulados por alguns possíveis candidatos. Os atores políticos de Cordeirópolis já se mobilizam para articular as candidaturas à prefeitura da terra da sucuri como é popularmente conhecida. Pela legislação eleitoral, a confirmação dos nomes dos candidatos ao cargo deve ocorrer até 5 de agosto do ano que vem, após as convenções partidárias, mas algumas disputas por partidos já estão ocorrendo.

Loja Barbosa (3)

As articulações deverão definir o futuro da cidade de Cordeirópolis, já que a predominância dos eleitores Cordeirópolis está mais relacionada com a direita, pois nas ultimas eleições o candidato Jair Bolsonaro levou mais de 65% dos votos, o que levanta a hipótese de quem levantar a bandeira da direita pode ser eleito com grande vantagem de votos, no entanto, a definição dos apoios darão sinais importantes sobre quem serão os candidatos escolhidos pelos partidos para disputar a corrida municipal de 2024.

Entretanto há as especulações em quanto mais candidatos estiverem disputando, maior a chance da vice-prefeita Fatima Celin, já que PT obtém 30% dos votos fiéis na cidade, e ela pode ser a prefeita da cidade, porém, o partido ainda não oficializou a sua candidatura. Fátima recebe apoio do atual prefeito Adinan Ortolan (MDB).

Mulheres na política

Pela primeira vez na cidade há mais nomes femininos para disputar as eleições municipais: o segundo nome que abraça a direita é Cristina Saad. Ela carrega junto de si um pleito de quase 20 anos de história política junto ao seu marido Elias Saad, que já foi vereador nos anos 70 e depois comandou a cidade por três mandatos como prefeito, (de 1977 a 1983; de 1997 a 2004 , onde foi reeleito em 2000).

Cristina está no União Brasil (junção de DEM e PSL) e tem o desafio em atrair-unir, mais partidos ao seu lado.

Dobradinha?

Já estão nos bastidores uma possível dobradinha entre os antigos ex-prefeitos José Geraldo Botion (de 1983 a 1988; 1993 a 1996) e Odair Peruchi (1989 a 1992) onde oficializaram em evento junto ao Kassab as suas filiações ao PSD. Ainda não nada foi oficializado se serão candidatos ou apoiarão algum nome.

Disputa e apoio

O partido mais disputado na cidade é o PL, partido que tem Jair Messias Bolsonaro, e que tem como padrinho na região o deputado federal Miguel Lombardi. O deputado já vem em suas redes sociais e também em toda região afirmando em trazer o maior numero possível de prefeitos ao PL. O partido está com Nivaldo Menezes que também afirma em ser possível candidato a prefeito ou vice, mas que também pode mudar e abrir mão e sair como vereador.

Cidadania

Há vários nomes que assim chamam: “grupo do Féio”, no entanto há rumores que o ex-prefeito Féio possa vir como candidato, porém, há os que não afirmam, mas em seu grupo há outro nome, o vereador Pique, que em última eleição foi o mais votado (502 votos), este candidato ainda tem consigo os dois partidos: Cidadania e PP. Também no grupo há o nome da filha Féio, Mariana Fleury Tamiazo, atual vereadora pelo Cidadania e que já foi cogitado em vir como candidata a prefeita, mas nada oficial.

Vice ou candidato?

Outro possível nome candidato é Jaime Seneme hoje se encontra no PRD (junção de PTB e Patriotas) formando o Partido da Renovação Democrática. Na última eleição municipal, o candidato frisou em vir com uma nova política, no entanto em última hora, fez dobradinha com o candidato Féio vindo como vice da chapa e tendo apoio do ex- prefeito Amarildo Zorzo que hoje se encontra no PDT.

Amarildo Zorzo foi prefeito de 2013 a 2016 com apoio do Féio e sendo eleito pelo PV; mas se desfiliou anos depois. Já nos bastidores seu nome também tem relevância entre os grupos para atrair votos e formalizar uma chapa.

PSDB

O possível candidato, advogado Christian Carvalho mais uma vez deve tentar as eleições para 2024. Ele já vem disputando em vários pleitos. Em 2020 obteve 1092 votos; em 2016 - 394 votos e em 2012 ficou com 157 votos. Hoje está com o partido do PSDB que está federado junto ao Cidadania, neste caso pode haver uma junção com o grupo do Féio.

Novos nomes:

Ainda estão surgindo nos bastidores nomes como Guilherme Morelli ( sem partido) e também Paulo Adalberto Peruchi, o Duru, ( já foi vereador de 1997 a 2000). Atualmente está no MDB, mas pode ocorrer mudanças, ainda não são informações oficiais e podem ocorrer mudanças.

Ainda existem as definições de apoios dos partidos: PODEMOS E REPUBLICANOS, que indiretamente estão junto à chapa de Adinan Ortolan, atual prefeito. Também podem surgir outros nomes até o pleito das eleições.

raros-2
Moto furtada é recuperada pela GCM de Cordeirópolis
Prev Post Moto furtada é recuperada pela GCM de Cordeirópolis
Atletas mirins sobem ao pódio em Copa de jiu-jitsu em Araras
Next Post Atletas mirins sobem ao pódio em Copa de jiu-jitsu em Araras
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp