Eleições 2018 - Renovação de 85% no Senado

  • 0
  • 139 views

Câmara e Senado tem a maior mudança das últimas décadas, novo presidente, grande número de votos nulos e outras curiosidades

Os próximos quatro anos do Brasil foram definidos. Neste domingo (28), mais de 100 milhões de brasileiros foram às urnas para escolher o presidente que governará o país durante os próximos quatro anos. Deste montante, 57,7 milhões escolheram o vencedor, Jair Messias Bolsonaro (PSL), seu concorrente Fernando Haddad (PT), obteve os 47 milhões de votos. Diante disso, firma-se uma renovação em todo o cenário político nacional que passa pela Câmara de Deputados, Senado Federal e governo dos estados.

Loja Barbosa (3)

GOVERNOS ESTADUAIS:

Com o fim do segundo turno, foi apontado novos rumos aos governos estaduais em partes do país. Conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 10 candidaturas à reeleição tiveram sucesso no país, e outras 10 foram derrotadas.

O Partido dos Trabalhadores (PT), é o que mais vai comandar os estados brasileiros, são quatro governadores eleitos, seguido pelo MDB, PSL, PSB, PSDB com três, logo em seguida com dois governadores estão o DEM, PSC e o PSD e na dianteira de um estado está o NOVO, PCdoB, PDT, PHS e PP.

Serão reconduzidos para um novo mandato, de 2019 a 2022, Waldez Góes (PDT), do Amapá; Reinaldo Azambuja (PSDB), de Mato Grosso do Sul; e Belivaldo Chagas (PSD), de Sergipe. Os novos eleitos são Wilson Lima (PSC), do Amazonas; Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Helder Barbalho (MDB), do Pará; Wilson Witzel (PSC), do Rio de Janeiro, Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte; Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul; Coronel Marcos Rocha (PSL), de Rondônia; Antônio Denarium (PSL), de Roraima; Comandante Moisés (PSL), de Santa Catarina; e João Dória (PSDB), de São Paulo.

Fátima Bezerra é a única mulher a ser eleita para governar um estado em 2018. Ela é também a única senadora a vencer a sua disputa de segundo turno.

SENADO:

Mudança: 85% essa foi a taxa de renovação do Senado brasileiro. No total, das 54 vagas em disputa neste ano, 46 serão ocupadas por novos nomes. Em comunicado oficial, o senado destacou essa mudança que faz parte da história do país.

“De cada quatro senadores que tentaram a reeleição em 2018, três não conseguiram. Essa estatística marca a eleição mais surpreendente da história recente do Senado Federal. Desde a redemocratização do país, não houve um pleito que trouxesse tantas caras novas para o tapete azul do Senado”, disse a assessoria de imprensa do Senado.

Ao todo, 22 partidos vão compor o Senado a partir de 2019, é a maior fragmentação da história. Deste número, o MDB terá 12 representantes, PSDB - 8, PSD -7, DEM - 6, PP - 6, PT – 6, REDE – 6, PODE – 5, PSL – 5, PDT – 4, PTB – 3, PHS – 2, PPS – 2, PR – 2, PSB – 2, PROS – 1, PRP -1, PSC – 1, PTC – 1, SOLIDARIEDADE – 1, PRB – 1 e Sem partido – 1.

1º E 2º TURNO, DISPUTA PRESIDENCIAL E CÂMARA DOS DEPUTADOS:

Em números, o 1º e 2º turno da disputa presidencial trouxe dados curiosos. Como averiguado pelo Portal JE10, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, cresceu 17,29% em comparação ao primeiro turno, foram 49.276.990 milhões de votos para 57.797.423 milhões nesta disputa. O candidato derrotado, Fernando Haddad, teve um crescimento de 50,09% em comparação ao primeiro turno, foram 31.342.005 milhões de eleitores para 47.040.574.

Na Câmara dos deputados, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, terá grandes desafios pela frente como analisa especialistas. Pois, dos 148 deputados de oito partidos devem fazer oposição ao candidato. Veja a composição da Câmara dos Deputados:

PT – 56; Progressista – 37; PSD – 34; PR – 33; PSB – 32; PRB – 30; DEM – 29; PDT – 28; Solidariedade – 13; PSOL – 10; PTB – 10; PCdoB – 9; PROS – 8; PSC – 8; PV – 4; Rede – 1.

ABSTENÇÃO DE VOTOS:

Ainda neste segundo turno, um total de 11 milhões de brasileiros votaram branco e nulo. Representando 9,5 da parcela total de 147,3 milhões de eleitores.  O índice é o maior desde a redemocratização do Brasil em 1989, na época brancos e nulos somaram 5,8% do eleitorado — equivalente a quatro milhões de pessoas.

Cordeirópolis visa transformar pontos da cidade em potencial turístico
Prev Post Cordeirópolis visa transformar pontos da cidade em potencial turístico
PAT anuncia vagas de emprego
Next Post PAT anuncia vagas de emprego
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp