Domingo inicia a 11ª Semana Italiana

  • 0
  • 104 views


A comida típica, o artesanato, a música, a dança, o vinho, a tradição e a alegria, tudo isso fará parte da 11° edição da Semana Italiana, no bairro Cascalho, que ocorrerá entre os dias 23 a 29 de abril. Tradicional na cidade, a festa é organizada anualmente pela Associação Trevisani Nel Mondo, com o apoio da Prefeitura de Cordeirópolis, por meio das Secretarias de Educação e Cultura. O objetivo é preservar a cultura italiana trazida pelos imigrantes há mais de um século.
 
Dia 23
Marcando o início das festividades, a Praça Padre Luiz Stefanello, frente à centenária Igreja de Nossa Senhora da Assunção, será palco da abertura da Semana Italiana no bairro. O hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos brasileiro e italiano serão interpretados pelo coral da Associação Trevisani Nel Mondo de Cascalho.
 
Dias 26, 27 e 28
O Projeto Manhã em Cascalho, que envolve os alunos da Rede Municipal de Ensino, será exibido no segundo e terceiro dia do evento. O Segundo Concerto Nostra Itália, apresentado pela Orquestra Sinfônica de Cordeirópolis, com a participação do coral italiano da Associação Trevisani Nel Mondo e do Grupo de Dança Italiana de Cascalho, também fará parte da programação. 
 
Dia 29
Para encerrar as comemorações, o campeonato da equipe infantil de futebol do Clube de Esportes Cascalho (CEPAC), está marcado para a manhã do sábado (29). 
 
A programação de encerramento contará ainda com uma missa às 19h, que será celebrada em italiano com a participação do coral da Associação Trevisani Nel Mondo. Às 20h, no salão paroquial, acontecerá o tradicional jantar italiano, com um cardápio típico das cantinas napolitanas. Na ocasião, a Banda Matrix se apresentará seguida do Grupo de Dança Italiana. 
O secretário de Cultura, Nivaldo Menezes, conta que a Semana Italiana é aguardada com grande expectativa pela população e que trata-se de uma importante atividade que fortalece a cultura italiana no município. “Viver a cultura por meio das músicas, danças e gastronomia típicas é muito importante para nossa cidade e, principalmente, para que as novas gerações continuem valorizando as raízes
Loja Barbosa (3)
Prev Post Banco de Áreas para Reflorestamento irá restaurar nascentes
Next Post Prefeitura prorroga pagamento do IPTU
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp