Cordeirópolis tem empoderamento feminino em várias escalas da sociedade

  • 0
  • 157 views

Mulheres estão presentes na arte, na administração e no dia a dia com a população; Portal JE10 entrevistou algumas delas

São 70 anos de emancipação política administrativa. Nesse período, Cordeirópolis carrega em sua história a essência feminina que ajudou a construir e consolidar a história de Cordeirópolis. Seja na música, na administração ou no dia a dia alegrando a vida do nosso povo. O Portal JE10 conversou com algumas dessas pessoas, com esse DNA e que são uns dos grandes exemplos da sociedade feminina de Cordeirópolis.

Loja Barbosa (3)

Responsável por coordenar e administrar as leis municipais, Cássia de Moraes, é vereadora e atual presidente da Câmara de Cordeirópolis. Ela se tornou no final do ano passado, a primeira mulher escolhida de forma eleita para presidir a casa de leis. Para chegar até lá, ela encarou um caminho cheio de luta.

“Ser uma mulher e exercer um papel de liderança, são encontrados diversos obstáculos. Muitas pessoas ainda não admitem que uma mulher faça esse papel, pois eles acreditam que é diferente uma mulher liderar do que um homem. Sabe, eu espero que daqui 10 anos possamos ter mais igualdade perante os homens, temos que sofrer muito para alcançar nossos objetivos, mas, como todos sabem quanto mais desafio para mim é melhor”, detalhou Cássia.

Nesse caminho de luta, a música pode ser uma forma de aliviar a alma no meio de tantas batalhas. Para a jovem, Ellem Rodrigues, esse é poder de cantar. Desde pequena, recebendo influência do seu pai, Ellem trilhou o caminho de desistências e descobrimento e sendo uma mulher e negra encarou o desafio de forma dupla.

“Sendo mulher e negra nessa sociedade, temos que ficar provando duas vezes o quanto somos boas e quanto somos competentes em algo. Estamos em uma sociedade que duvida muito da nossa capacidade, mas vejo isso mudando aos poucos, porém temos um longo caminho pela frente. Então, daqui a 10 anos eu espero que sejamos menos inferiorizadas, menos desacreditadas, espero que tenhamos um espaço maior de fala e o número de feminicídio seja zerado e que possamos ter igualdade no local de trabalho e nas nossas batalhas diárias”, disse ela.

Quem vê ela por aí, nem imagina que já são mais de 30 anos pedalando e batendo de porta em porta para entregar os produtos de beleza encomendados ou para bater um papo. Maria de Lourdes, se tornou um ícone em Cordeirópolis, e diz abertamente que é assim hoje graças a sua mãe.

“Eu devo tudo a ela, ela foi uma pessoa maravilhosa em minha vida. Eu sinto que ela tá comigo até hoje, onde eu vou o carinho que eu recebo é tudo pra ela. Eu amo essa cidade e as pessoas daqui. Ser mulher, é mostrar essa garra todos os dias e sempre com o sorriso no rosto” declarou ela emocionada.

VB Transportes anuncia cortes de horários na linha Cordeiro-Limeira
Prev Post VB Transportes anuncia cortes de horários na linha Cordeiro-Limeira
Obras de recapeamento serão realizadas no Jardim Progresso e Centro nesta segunda-feira (11)
Next Post Obras de recapeamento serão realizadas no Jardim Progresso e Centro nesta segunda-feira (11)
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp