Casos de dengue subiu aproximadamente 20% num espaço de 10 dias
A atual preocupação desse novo vírus, vem do fato de tratar-se de um fator novo, com chances de infectar um grande número de pessoas, e cujas informações ainda são escassas. Entretanto, é importante ressaltar que o Brasil não perca o foco em outras doenças infecciosas, como a dengue que está com elevado potencial de transmissão no nosso país e, muitas vezes, causando casos graves e até mortes, como já teve registros em cidade vizinhas de Cordeirópolis e Conchal.
O Portal JE10 trouxe a notícia no dia 06 de abril onde a cidade registrava 222 casos de dengue e hoje dia 17, esse número já subiu pra 272, um fator preocupante e que se deve levar em consideração.
Para o prefeito Adinan Ortolan, este número só possível em se detectar devido aos testes rápidos que são realizados no município.
"Cordeirópolis é uma das poucas cidades que possui esse teste rápido para detectar a dengue, o que nos leva mais rapidamente ao número e forma em se combater o foco da doença, portanto temos que nos atentar aos nossos quintais", explicou.
Em Cordeirópolis já somam 411 casos notificados, 126 descartados, 272 confirmados e 13 aguardam resultados.
Medidas contra dengue
De acordo com a secretária de Saúde, Jordana Cassetário, os agentes de saúde têm feito continuamente as ações de busca ativa dos focos, além de realizar a pulverização nos bairros onde há indicação de protocolos do Ministério da Saúde. “Por exemplo, Centro, Jd. Cordeiro, Jd. São Luiz e Jd. Juventude já receberam essa ação por esses dias”, destacou a secretária.
Em meio à crise da Covid-19, casos de dengue estão sendo confirmados na cidade, portanto a população deve se atentar e ter a mesma preocupação, pois ela também representa risco à saúde. “Por isso, é importante permitir que os agentes entrem nas casas e sigam as suas orientações, lembrando que estes devem estar sempre identificados. Estamos tomando as medidas cabíveis, mas a população precisa fazer a parte dela”, acrescentou Jordana.
Evite o Aedes aegypti
O Aedes aegypti preferencialmente coloca seus ovos em depósitos com água parada e limpa, sempre acima da lâmina d’água nas paredes dos depósitos nunca diretamente na água. O combate ao mosquito, transmissor de diversas doenças, entre elas a dengue, é realizado através de atitudes simples, tais como:
- Evitar qualquer acúmulo de água parada que possa servir de foco de proliferação;
- Manter piscinas tratadas o ano inteiro;
- Não acumular entulhos;
- Manter pneus sempre abrigados da chuva;
- Manter calhas sempre limpas;
- Manter caixas d’água sempre com tampa e o ladrão com tela;
- Revisar a bandeja de degelo da geladeira a cada cinco dias;
- Colocar areia até a borda nos pratos de vasos de plantas.
Coronavírus
De acordo com o boletim informativo municipal divulgado pela Saúde, a cidade de Cordeirópolis atendeu 140 pacientes com síndrome respiratória, com quatro casos suspeitos notificados, sendo que um aguarda resultado contra prova do Instituto Adolfo Lutz, um caso confirmado (já curado) e um internado na Santa Casa de Limeira aguardando resultado de exame.
Cordeirópolis investiu em três mil testes rápidos, onde serão utilizados em pessoas que apresentem síndromes gripais.