São 130 doses que devem levar segurança aos pequenos
Cordeirópolis recebeu, na manhã desta segunda-feira (17) a primeira remessa com 130 doses da vacina destinada para crianças de 5 a 11 anos. Segundo a Prefeitura, mais de duas mil crianças estão aptas para receber a primeira dose, porém, neste momento o grupo prioritário são os deficientes, crianças portadoras das doenças elencadas pelo Ministério da Saúde ou que tenham 11 anos completos sem comorbidades.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nayara Bellini explica que no caso da imunização do público infantil, a orientação é que sejam criadas alternativas distintas dos adultos, pois embora o imunizante seja do mesmo fabricante, sua apresentação, dosagem e composição são diferentes do imunizante utilizado para maiores de 12 anos. “Além da formulação pediátrica ser diferente dos adultos, o intervalo de duas doses para completar o esquema vacinal será de dois meses", afirma a coordenadora.
“Estamos vivendo o mesmo momento de um ano atrás, que é o envio de remessas abaixo do necessário para fazer grandes avanços. Diante desse fato, precisamos eleger prioridades dentro das prioridades previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19” relatou a secretária de saúde, Jordana Cassetário.
A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos (com comorbidades) contra a Covid-19 no Brasil teve início neste fim de semana. As primeiras doses do imunizante pediátrico da Pfizer chegaram ao país na última quinta-feira (13), e um novo lote foi entregue neste domingo (16). Cordeirópolis recebeu nesta segunda-feira (17) o primeiro lote da Pfizer infantil, são 130 doses que deve levar segurança aos pequenos.