Governador Tarcísio de Freitas participou do evento
A cidade de Cordeirópolis recebeu nesta terça-feira (19) pelas mãos do governador Tarcísio de Freitas a certificação “Município Verde Azul”. Esta é a primeira vez que a cidade é certificada, já em 2022 o município bateu na trave ficando na pré certificação.
O prefeito Adinan Ortolan juntamente com o secretário da pasta, Joaquim Dutra, participaram do evento.
“ Podemos dizer com toda certeza que a cidade está no caminho certo, preservando o maior bem existente no planeta, o nosso meio ambiente” disse Dutra.
Segundo Dutra, já foram plantadas cerca de 90 mil árvores, o que também trouxe à cidade a premiação da ONU ficando entre as 20 com maior organização arbórea do Brasil.
Para o prefeito, Adinan Ortolan, o trabalho vem sendo desenvolvido desde 2017.
“Parabenizo o secretário Joaquim e sua equipe, bem como o SAAE e a Secretaria de Serviços Públicos por operacionalizar as metas estabelecidas pelo Meio Ambiente. É um marco importante para uma cidade que até bem pouco tempo atrás tinha 3% de esgoto tratado e hoje chegamos a quase 100% do esgoto tratado”, disse Ortolan.
O presidente da Câmara, José Antonio Rodrigues, também participou do evento.
Verde Azul
Para conseguir a certificação o município seguiu várias diretivas exigidas pela Secretaria do Estado, às quais abrangem: educação ambiental; esgoto tratado; resíduos sólidos ; biodiversidade; arborização urbana; cidade sustentável; gestão das águas; qualidade do ar; estrutura ambiental e conselho ambiental.
A cidade subiu 20 pontos no ranking verde azul, passando de 65 para 84.
Este é um trabalho da Prefeitura Municipal através da Secretaria De Meio Ambiente, onde também envolve Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Secretaria de Educação e demais setores