Um colombiano foi detido em flagrante usando carteira de habilitação falsa nesta quinta-feira (27) em Cordeirópolis. Ele foi detido pela Polícia Militar através de uma fiscalização na Rodovia Cássio de Freitas Levy, cuja operação é denominada “Cavalo de Aço”.
O estrangeiro usava uma Carteira de Habilitação Colombiana falsa e apresentou aos policiais militares após ser parado enquanto pilotava uma motocicleta. A certificação da falsidade do documento foi possível após consulta nos sistemas da polícia, o qual não possuía registro no banco de dados dos órgãos de trânsito, sendo assim o Cb PM Neto, com especialização de policiamento em trânsito urbano, de posse da informação realizou o contato com o departamento de trânsito da Colômbia, onde foi constatado que o documento não existia.
Ainda, segundo a Polícia Militar, ele confessou que comprou o documento na Colômbia, por $ 160 mil pesos, aproximadamente R$ 200,00 no Brasil.
Diante dos fatos, o rapaz foi conduzido à delegacia de Cordeirópolis, onde foi dado voz de prisão por uso de documentação falsa, crime previsto no artigo 304 do código penal. Após sua legitimação através da coleta das digitais, o rapaz foi ouvido e liberado. Ele deve responder na justiça pela prática ilegal.
Participaram da ocorrência o Cb PM Neto e o Cb PM Garcia.