Cine Teatro Ataliba Barrocas recebe o espetáculo com música ao vivo “Andêmos”

  • 0
  • 37 views


Que brasileiro não é parte de uma história de migração? Quem nunca viveu uma despedida de lugar e pessoas? Quem nunca precisou recomeçar em uma terra desconhecida, com o coração carregado de sonhos e esperança? Na peça “Andêmos”, do grupo Gato Coletivo Artístico, esse universo de chegadas e partidas é o mote que embala as três histórias contadas no palco, “que todo mundo sabe, mas não sabe que sabe”.

São relatos de gente que deixou a terra natal para viver um sonho, um amor ou simplesmente uma nova tentativa de sobrevivência. Baseado em entrevistas feitas no interior do estado com personagens reais, o texto do ator e dramaturgo Anderson Zotesso toca o público ao reunir memórias, afetos, experiências de vida e expressões culturais que, mesmo deslocadas, seguem caminho nas malas dos migrantes.

Loja Barbosa (3)

“Mostrar a vida de pessoas comuns é relevante e necessário. É por meio da oralidade que transmitimos os modos de ser e de viver dos humildes e iletrados, contribuindo para impedir o apagamento de suas narrativas, memórias e identidade. Andêmos exalta essa oralidade por meio do teatro”, diz Zotesso.

A peça traz à cena manifestações culturais tradicionais, tais como a catira e o samba de bumbo (ou samba rural paulista) em sua estética e na construção de sua encenação. Mas as histórias de migração retratadas transcendem as peculiaridades do interior paulista e vão ao âmago do espectador, que se identifica com a universalidade de seus temas: a tristeza da despedida e a esperança dos que partem em busca de uma vida melhor.

A obra é composta por cinco atores e dois músicos (que também contracenam) dentro de um espaço tão simples quanto belo, com objetos que rodopiam criando ambientes na imaginação de cada um. A trilha sonora executada ao vivo envolve toda a dramaturgia, em uma organicidade conquistada na sala de ensaio.

Ao final do espetáculo, a plateia é levada a cantar e dançar quadrinhas centenárias do samba, que, com seu ritmo, atravessam os corpos de atores e do público e movem uma infinidade de culturas ancestrais. O espetáculo, com duração de 60 minutos, chega a Cordeirópolis no próximo dia 02 de março, no Cine Teatro Ataliba Barrocas, às 20h.

SERVIÇO

Espetáculo “Andêmos” (Gato Coletivo Artístico)
Data:
quinta-feira, 02/03
Horário: 20h
Local: Cine Teatro Ataliba Barrocas – Rua Siqueira Campos, s/nº, Vila Lídia, Cordeirópolis
Ingressos: gratuitos
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Mais informações:
www.gato.art.br

raros-2
Prev Post Falecimento - Lázaro Miranda
Next Post Falecimento - Maria Aparecida Vergilio
Veja mais
Link para o WhatsApp