Trabalho é realizado por mulheres de Cordeirópolis
A ação pode até ser considerada simples, mas, com certeza, fará a diferença na vida de muitas crianças de Cordeirópolis. Um projeto recente mas que recuperou 28 bonecas, resgatadas do lixo, e serão doadas às meninas de comunidades de baixa renda do município.
De acordo com as responsáveis pela recuperação das bonecas, há um trabalho de reciclagem e em seguida vão para as mãos das artesãs que transformam o lixo em brinquedo.
Dona Geisa, membro da Cooperativa Eldorado, trabalhadora de Cordeirópolis recolhe e separa todos os dias o lixo reciclável do município. Entre todo o montante, ela encontra algumas vezes os brinquedos que um dia foi utilizado por alguma criança da cidade. Com cuidado, ela separa, higieniza e depois de lavadas são entregues para as mãos das costureiras Marilene dos Santos e Sonia Silva, que dão uma vida nova às bonecas.
De acordo com a artesã, Sonia Silva, elas consertam os corpinhos de pano e fazem as roupinhas. Para ela, este é um trabalho coletivo que alegra as crianças que ficam encantadas com a beleza dos novos brinquedos.
“Todas as bonecas recebem um tratamento para princesa nenhuma botar defeito: banho, arrumação no cabelo, corte, penteado e figurino novo. Depois de prontas, é hora de voltar para as mãos de alguma criança e de alguma forma fazê-la feliz também”, explicou a costureira.
Você tem boneca para reciclar e deseja doar?
E, para quem tem bonecas em casa, que não serão mais utilizadas, pode fazer a doação. Procure Sonia Silva, a Sonia (Cuidadora) telefone 3546-4602, na rua João Peruchi, 105, Jardim Progresso, ou Marilene dos Santos 3546-6550 após as 14h no Quiosque da Rotatória do Projeto Guri.