Processo de indicação do responsável ainda não foi concluído pela Prefeitura
A cidade de Cordeirópolis enfrenta um impasse no funcionamento do Banco do Povo Paulista (BPP). Apesar da informação oficial de que o serviço está em funcionamento, empreendedores que buscam atendimento alegam dificuldades devido à ausência de um agente de crédito qualificado para dar sequência às operações de microcrédito.
O Banco do Povo , que já movimentou R$ 179 mil em 2023 para empreendedores da cidade, não está operando com um correspondente responsável pelo atendimento das transmissões de crédito, situação que está desde a troca de gestão. A Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo informou ao Portal JE10 que o município ainda não indicou o servidor responsável para ocupar o cargo e passar pelo treinamento exigido, e que as formações ocorrem mensalmente. De acordo com a reposta da Prefeitura, está previsto para realizar o curso para formação de novos agentes para o início de abril, mas, até o momento, não há confirmação oficial sobre a participação de um representante de Cordeirópolis diante à secretaria do Estado.
Divergências na versão oficial
Enquanto a Prefeitura afirma que o Banco do Povo está funcionando normalmente, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento confirma que não houve retorno da administração municipal para indicar o servidor que passará pelo curso de qualificação. Segundo a assessoria estadual, a última comunicação da Prefeitura foi em 20 de janeiro , quando foi solicitado informações sobre o processo, mas desde então não houve resposta da pasta responsável de Cordeirópolis, que está sob a responsabilidade do diretor de Desenvolvimento Sustentável, Cândido Pereira da Silva.
A Secretaria Estadual também ressaltou que a responsabilidade de indicar o agente de crédito é do município, e que os contatos com a equipe do Banco do Povo já foram restabelecidos para tentar resolver a situação.
O que isso significa para os empreendedores?
Sem um agente de crédito devidamente atualizado, nenhuma solicitação de microcrédito pode ser processada, impactando diretamente empreendedores locais que buscam acesso a financiamento. Embora o serviço continue prestando orientações, a liberação de novos créditos e o atendimento daqueles que já possuem empréstimos contratados ficam comprometidos até que o município oficialize um representante para o treinamento estadual.
O Portal JE10 segue acompanhando o caso para mais atualizações sobre a retomada do serviço.