Cidade montou Comitê Municipal do Covid 19 com estratégias de prevenção
O Portal JE10 falou com o Coordenador do Centro de Monitoramento, o Guarda Civil Municipal, Leonardo Maximiliano, para conhecer o trabalho realizado referente ao monitoramento das famílias que estão em quarentena e de acordo com o GCM, o resultado tem sido positivo.
Ele conta que a cidade criou o Comitê e com isso há uma equipe envolvendo Secretaria de Saúde e a Guarda Civil Municipal, onde são montados planos de ação para combater a proliferação da doença na cidade. O Comitê reúne profissionais de diversas áreas da administração municipal e a Guarda Civil tem desenvolvido atividade estratégica, realizando trabalho de campo, fiscalizando e trazendo o diagnostico que Cordeirópolis está seguindo os cuidados necessários para a diminuição e conseqüente erradicação do coronavírus.
" Diferente do que muitos possam imaginar, a Guarda Civil pode atuar muito além das suas atribuições junto à Segurança Pública, e em Cordeirópolis a GCM está realizando uma importante função de fiscalização quanto ao cumprimento do isolamento social da população que foram diagnosticadas e aqueles que são contatantes de pessoas positivas com COVID-19", explicou Max.
Ele explica que diariamente, a Secretaria de Saúde envia boletins sobre os casos ao GCM Maximiliano, que está a frente do trabalho, e conhecendo os endereços, elabora plano de ação para certificar que de fato essas pessoas estejam cumprindo de forma efetiva o período de quarentena determinado pelo médico.
“Nas visitas, temos encontrado as pessoas em casa e estão seguindo à risca a determinação para que permaneçam em isolamento social durante o período estabelecido, contribuindo de forma direta para que não haja aumento de contaminação”, conta o GCM.
Além das visitas, outra ferramenta importante nesse processo é o Centro de Monitoramento, que através das câmeras da muralha digital, também realiza a fiscalização de veículos pertencentes àquelas famílias que devem cumprir o período de quarentena.
“Além de conhecermos as pessoas e onde moram, recebemos da Polícia Civil, um relatório sobre veículos cadastrados em nome daquelas pessoas e automaticamente as placas são inseridas no software da muralha digital, onde o veículo também é monitorado para que possamos ter informação em tempo real sobre um possível descumprimento do isolamento social daquela pessoa ou família, vindo a colocar outras pessoas em situação de contágio”, acrescenta Maximiliano.
Situação atual em Cordeirópolis
Atendimentos com Síndromes Respiratórias - 464
Casos confirmados - 25
Casos internados - 01