Residencial do Bosque é o primeiro a criar sistema
Cordeirópolis está com o primeiro bairro da cidade a instalar câmeras de segurança de forma comunitária, ou seja, a partir da união dos moradores que dividiram os custos dos equipamentos e despesas com instalação.
A entrada do bairro foi o principal ponto escolhido para receber as primeiras câmeras e esse ponto é considerado estratégico devido ao fato de ser o único local de entrada e saída do bairro.
O Portal JE10 entrou em contato com o Guarda Civil, Leonardo Maximiliano do Centro de Monitoramento, mais conhecido como Max, para obter informações sobre quais os equipamentos seriam mais interessantes para o local. Ele relatou em entrevista que passou as orientações, bem como a autorização do SAAE para utilizar o espaço e instalar as câmeras.
De acordo com os moradores, o maior diferencial deste projeto é que as imagens são disponibilizadas para o Centro de Monitoramento da Guarda e também para a Polícia Civil, onde havendo algum sinistro, imediatamente acessam as imagens gravadas.
“Sabemos que a Prefeitura tem investido no Centro de Monitoramento com a instalação de novas câmeras da Muralha Digital e ao mesmo tempo, temos a consciência que devido a limitação de recursos públicos, nem sempre é possível cobrir todos os bairros da cidade e é por esse motivo que tivemos a iniciativa de nos unir e custear nosso próprio monitoramento, complementa outro morador”, explicou Max.
Segundo o GCM Max, é importante esta mobilização dos moradores, isso mostra não só a preocupação com a segurança local, mas também, mostra o quanto os moradores são unidos em pró de único ideal beneficiando a todos. Outra ferramenta muito utilizada pelos moradores é o aplicativo de celular, onde qualquer suspeita de pessoas desconhecidas ou veículos circulando o bairro, imediatamente se comunicam e passam as informações para as forças de segurança da cidade.