A Prefeitura de Cordeirópolis realizou nesta quinta-feira (13) a limpeza das piscinas do Cordeiro Clube (Centro) e do Complexo Esportivo do Jardim Eldorado. A ação ocorreu após grande repercussão negativa dos vídeos publicados pelo Portal JE10 , que mostravam o estado de abandono das áreas, com parada de água e riscos potenciais à saúde pública. A denúncia gerou grande mobilização entre os moradores da cidade.
Limpeza da piscina do Cordeiro Clube
A Secretaria de Serviços Públicos esteve no local e esvaziou completamente a piscina , despejando cerca de 300 mil litros de água na rua . O Cordeiro Clube está sob intervenção da Prefeitura desde 2023 , após denúncias ao Ministério Público apontarem que o espaço estaria sendo utilizado como ponto de drogas e prostituição.
O decreto de intervenção está vencido em outubro de 2024, e o local ainda aguarda aprovação de um projeto na Câmara para que o município possa assumir oficialmente a posse e a manutenção do espaço. A Secretaria de Educação está como a responsável pela administração do clube para manter a limpeza da piscina. A secretaria da Saúde também usa parte do local como estacionamento dos carros, portanto, não há justificativa para alegar desconhecimento sobre a situação real das piscinas.
Piscina do Jardim Eldorado
Já no Complexo Esportivo do Jardim Eldorado , a Secretaria de Esportes e Lazer se manifestou através de suas redes sociais na postagem do JE10 informando que a piscina não estava sendo utilizada devido ao furto de fios elétricos , o que comprometeu o funcionamento do local. Segundo a nota, a piscina vinha recebendo tratamento com cloro para evitar o risco da dengue, mas não passando pelo processo de aspiração e clarificação.
Em relação ao mato alto na área do complexo, a Secretaria informou que a última roçagem foi realizada no início de fevereiro e que uma nova manutenção já estava agendada para a próxima semana .
Justificativa da Prefeitura
Após a repercussão do caso, a prefeita Cristina Saad e o secretário de Serviços Públicos, Marinildo Procópio (Nil) , foram até a piscina do centro prestar esclarecimentos. Segundo Nil, a limpeza já estava sendo realizada, porém, as imagens divulgadas nas redes sociais mostram o contrário. A Prefeitura só tomou medidas emergenciais após grande repercussão popular, o que levantou questionamentos sobre a real frequência da manutenção desses espaços públicos.
O Portal JE10 segue acompanhando o caso.