Cordeirópolis deve perder três médicos: ambos foram “avisados” para encerrarem atendimentos

  • 0
  • 1.545 views

O ano de 2025 começa com uma notícia triste para pacientes de Cordeirópolis: três médicos que atendem na cidade foram “avisados” de que não farão mais parte do quadro de profissionais de saúde a partir do dia 1º de janeiro. A decisão, comunicada de maneira informal via aplicativo de mensagens, deixou pacientes tristes e sem clareza sobre o futuro dos atendimentos.

Médicos experientes fora do sistema

Loja Barbosa (3)

Os profissionais afetados pela decisão são:

  • Dr. Thiago Feltrin, clínico geral e psiquiatra, com mais de 10 anos de serviços prestados, incluindo atuação na linha de frente durante a pandemia.
  • Dr. Joaquim Raposo, cardiologista que atende via SUS, muito procurado por pacientes da cidade.
  • Dra. Gabriela Ortolan, médica contratada pelo Cismetro, que também terá seu vínculo encerrado.

Os três médicos receberam o aviso por Kelen Carandina Rampo, futura diretora de saúde do município, que informou que a decisão partiu da nova administração. No entanto, a comunicação foi feita de forma indireta e sem muitas explicações.

Um jogo de responsabilidades

A situação gerou agitação, pois os responsáveis pela gestão de saúde parecem estar jogando a "responsabilidade" uns para os outros:

  • Kelen Carandina Rampo, questionada pela redação do Portal JE10, afirmou que apenas transmitiu a mensagem enviada pela empresa responsável pelos plantões médicos, mas que não pode responder pela nova gestão.
  • A empresa, por sua vez, negou ter realizado qualquer alteração, mas confirmou que recebeu o recado  para não chamar mais a Dra Gabriela, já os dois médicos são prestadores e não tem controle sobre os plantões deles, e ainda afirmou que provavelmente em janeiro a empresa não prestará mais serviços no município.

Enquanto isso, pacientes que dependem desses profissionais deverão aguardar como ficarão andamento dos atendimentos.

Uma decisão com contexto político?

Além da seriedade da perda para o sistema de saúde, a decisão levantou questionamentos sobre possíveis motivações políticas:

  • Dr. Thiago Feltrin foi candidato a vereador pelo grupo opositor à prefeita eleita, Cristina Saad.
  • Dr. Joaquim Raposo concorreu como vice na chapa de oposição.
  • Dra. Gabriela Ortolan é filha do atual prefeito e foi contratada via Cismetro.

O envolvimento político desses profissionais levanta dúvidas sobre o real motivo para o encerramento dos contratos, trazendo preocupação sobre possíveis interferências políticas na saúde pública.

População à mercê de decisões arbitrárias

Os maiores prejudicados nessa disputa são os pacientes, que agora enfrentam a incerteza sobre o futuro de seus tratamentos. Especialidades fundamentais como cardiologia, psiquiatria e clínica geral perderam profissionais altamente qualificados, deixando centenas de pacientes sem assistência.

Saúde não tem lado político e os pacientes não podem ser prejudicados.” Essa frase expressa o sentimento de um paciente que não quis se identificar e ficou sabendo da decisão, que clama por uma gestão responsável e que priorize o bem-estar dos moradores de Cordeirópolis.

Resposta da nova gestão

O Portal JE10 entrou em contato com a prefeita eleita Cristina Saad para obter sua versão dos fatos, com relação aos médicos, ela não mencionou, mas disse que está em visita a Santa Casa fazendo levantamentos dos números de consultas, cirurgias, exames médicos e medicamentos que a cidade necessita, pois estará com orçamento apertado e muito trabalho a ser executado.

Acompanhe o desdobramento dessa situação aqui no Portal JE10.

Guia comercial ACADEMIA E ESPORTES
Campanha solidária mobiliza Cordeirópolis
Prev Post Campanha solidária mobiliza Cordeirópolis
Incêndio de grande proporção atinge barracão de sucatas em Cordeirópolis
Next Post Incêndio de grande proporção atinge barracão de sucatas em Cordeirópolis
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp