Na madrugada de sábado (23), por volta das 0h30, policiais militares da equipe composta pelo CB PM Lima e CB PM Julio, durante patrulhamento de rotina no bairro Jardim Cordeiro, em Cordeirópolis, se depararam com uma motocicleta Honda Titan de cor preta, trafegando em alta velocidade pela rua Ulisses Gardezani, realizando manobras perigosas e colocando pedestres em risco. O condutor foi abordado no cruzamento com a rua José Francisco Leite de Souza.
Enquanto os policiais realizavam os procedimentos e colocavam o motociclista no compartimento de presos da viatura, um homem posteriormente aproximou-se, gravando as ações com seu celular. Durante tentativa de abordagem, ele tentou fugir, sendo seguido pela equipe. No momento em que foi alcançado, ele passou a insultar os policiais militares com ofensas diretas e palavras de baixo calão, como "covardes" e "filhos da p4ta". Além disso, tentou obstruir o trabalho policial, sendo necessário o uso de algemas devido à resistência oferecida.
O delegado de plantão, Dr. Dimas Fernando Custódio, determinou a apreensão do aparelho celular como prova do ilícito e ouviu o depoimento homem que foi liberado em seguida.