A Prefeitura de Cordeirópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente, lançou seu primeiro Cordeirópolis avança com lançamento do Plano Local de Ação Climática, marcando mais uma etapa importante em sua política de sustentabilidade. O evento, que reuniu autoridades locais, especialistas ambientais e representantes de organizações nacionais e internacionais, apresentou no evento estratégias para o manejo e redução de resíduos, alinhando a cidade às melhores práticas ambientais.
Segundo Joaquim Dutra, secretário de Meio Ambiente, o plano é um exemplo de como a cidade está comprometida em buscar soluções que promovam o desenvolvimento sustentável.
“A gestão de resíduos é uma questão central na agenda climática e urbana. Com este plano, Cordeirópolis demonstra que é possível crescer de forma responsável, promovendo um ambiente mais limpo e seguro para todos. É um desafio de gestão, mas também de cidadania”, ressaltou.
Benefícios para a cidade:
- Redução de impactos ambientais: diminuir a quantidade de resíduos nos aterros sanitários ajuda a reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
- Educação e conscientização: programas de conscientização previstos no plano incentivam a população a adotar práticas de reciclagem e descarte adequado.
- Economia circular: a cidade pode explorar novas oportunidades de negócios voltados à reciclagem e reaproveitamento de materiais, fomentando a economia local.
- Sustentabilidade a longo prazo: medidas estruturadas garantem que o crescimento urbano seja equilibrado e alinhado com práticas ecológicas.
O lançamento do plano contou com a colaboração de parceiros institucionais em conjunto com o Instituto Alziras, Associação Brasileira de Municípios, Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e ICLEI Brasil, com o apoio da União Europeia no Brasil, do Comitê Consultivo Nacional do Pacto Global de Prefeitos e Prefeitas pelo Clima, a Energia e apoio técnico do Instituto Nosso Clima e a UNICAMP, reforçando o compromisso de Cordeirópolis com um futuro sustentável.
As audiências públicas foram realizadas e o projeto será encaminhado para aprovação na Câmara.