Começaram, hoje,04, as obras para reforma do prédio da Câmara Municipal de Cordeirópolis.
Os serviços devem durar alguns meses. No primeiro dia foram retirados o piso do plenário e as placas de gesso do teto. Homens trabalharão de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h.
A empresa Vértice Edificações Eireli venceu a licitação para reforma. Ela é quem tem a responsabilidade de colocar as dependências do Poder Legislativo novamente em funcionamento. Porém, os serviços serão fiscalizados pela Valente Sistemas Construtivos Ltda, que executou o projeto de arquitetura. É que a fiscalização cabe a ela, conforme o edital.
O prédio da Câmara foi interditado, pela Justiça, em agosto de 2012 - ou seja, 15 meses após começar a funcionar. Sua inauguração, no entanto, ocorreu em dezembro de 2010.
Foram investidos na obra cerca de R$ 4 milhões. Vistoria feita pelo Caex (órgão do Ministério Público), em março de 2014, apontou a "responsabilidade daqueles que prestaram serviços na construção do novo prédio, principalmente na parte de alvenaria, concreto armado, impermeabilização, estrutura metálica de coberturas, escoamento de águas pluviais, instalações hidráulicas e elétricas, e ainda revestimento". A liberação para reforma ocorreu no início do ano passado. Foi quando deu-se início às licitações.
Até que as obras não sejam concluídas, as atividades legislativas seguem divididas. São ocupados, atualmente, três locais - imóvel que abriga a presidência e parte administrativa; casa para acomodar os vereadores e seus assessores; e sessões no Centro de Convivência do Idoso. Os dois primeiros imóveis são alugados pela Câmara, e o terceiro é cedido pela administração municipal.
O prédio em reforma fica na rua Carlos Gomes, nº 999.