Foi lançado na tarde de hoje, 14, o Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego (PEAD). O Programa visa promover a capacitação profissional e oportunidades para que o cidadão, que hoje vive uma situação de desemprego, possa aprender uma nova profissão e se especializar para trilhar um novo caminho profissional.
“Estamos desenvolvendo políticas públicas para atrair novas empresas a se instalarem na cidade e esboçamos esse programa para auxiliar no atendimento emergencial de emprego, não somente como uma frente de trabalho, mas sim como uma evolução de um processo de profissionalização e inovador na cidade”, afirmou o prefeito, Adinan Ortolan.
Quem pode se inscrever ao PEAD?
O PEAD proporcionará qualificação profissional e renda ao cidadão desempregado e será compartilhado com várias secretarias: Educação, através da coordenadoria de ensino profissionalizante, e mais a participação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável; Mulher e Desenvolvimento Social e de Serviços Públicos.
A Secretaria de Educação será responsável pela triagem dos inscritos, que serão selecionados a partir de uma análise dos seguintes pontos elencados no regulamento do PEAD:
*Situação do desemprego comprovada;
*Não possuir, o inscrito, renda de natureza alguma, executando-se programas sociais;
* Idade mínima de 18 anos;
* Preferencialmente atender um membro da família;
De acordo com a primeira dama e secretária da Educação, Angelita Meneghin Ortolan, houve muito envolvimento e comprometimento de toda equipe.
“Elaboramos esse Programa devido a grande procura de pessoas pedindo emprego, e em apenas três meses para elaborar. Procuramos pensar em vários detalhes, uma forma de oferecer caminhos para que as pessoas aproveitem esses momentos para crescer profissionalmente”, destacou.
Inscrições
As inscrições iniciam a partir do dia 15 e seguem até 30 de março e serão feitas de forma descentralizada para facilitar o acesso à população, que poderá procurar os seguintes locais:
* Secretaria da Educação;
* Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social;
*Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.
As secretarias das escolas também estarão abertas para as inscrições:
*Escola Maria Aparecida Pagoto de Moraes (Jd. Cordeiro);
* Escola professor Geraldo Rocha (Jd. Eldorado);
* Escola Maria Nazareth Stocco Lordello (São José I);
*Escola Jorge Fernandes (Cascalho);
* Escola Amália Malheiro Moreira ( Jd. Planalto).
* O CREAS localizada em frente à rodoviária e o CRAS no Jardim Eldorado também farão as inscrições.
Documentos
Para a inscrição o candidato deverá apresentar o original e uma cópia dos seguintes documentos:
Carteira Professional (cópia do número da carteira e do ultimo registro de emprego);
CPF;
RG;
PIS/PASEP;
Comprovante de residência com CEP e comprovante de escolaridade.
Como funcionará?
De acordo com o prefeito a estimativa é se iniciar a primeira fase em abril, onde consiste em um curso preparatório de dois meses com todo material didático cedido do “Time do Emprego”.
Serão abertas 500 vagas, e receberão R$ R$ 200,00 como ajuda de custo. Esses serão avaliados no decorrer do curso pelos instrutores. Desses serão selecionados 250 para a segunda fase, onde receberão uma salário mínimo para a formação dos cursos e o treinamento será trabalhar na Prefeitura.
Os cursos serão:
Jardinagem e Paisagismo;
Manutenção Elétrica;
Manutenção Hidráulica;
Manutenção Predial;
Pedreiro e Instalação de Revestimentos Cerâmicos;
Pintura;
Costura;
Atendimento de Telemarketing;
Montagem e Manutenção de Computadores;
Organização de Documentos e Digitalização (Acervo);
Calceteiro e Conservação de Vias
Estiveram presentes no lançamento: o presidente da Câmara, vereador Laerte Lourenço (PMDB), Cleverton Nunes Menezes (PMDB), Cássia de Moraes (PDT), Antonio Marcos da Silva (PT) e Sandra Santos (PT), a vice-prefeita Fátima Marina Celin, e os secretários: Marco Gomes da Silva (Desenvolvimento) juntamente com sua equipe; Elaine Siqueira (Mulher); Jordana Cassetário (Saúde); Luiz Carlos da Silva (Serviços Públicos e SAAE); Nivaldo Menezes (Governo e Cultura), além da coordenadora de ensino profissionalizante, Amanda Lucke.