Jovens Renato Losa e Renato Cicolim são os "guardiões" em abrir daqui 20 anos
Cordeiropolenses podem não se recordar que em Cordeirópolis já possuem duas capsulas do tempo enterrada, e hoje, 07 de setembro de 2022 será enterrada a terceira, onde será aberta na mesma data festiva, mas em 2042.
A cidade de Cordeirópolis em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil fez um evento com apresentações de alunos das escolas municipais, abertura de exposição das bandeiras e ainda a entrega da capsula aos jovens guardiões: Renato Losa e Renato Mascarello Cicolim, onde se comprometeram a cuidar e abrir a cápsula em 07 de setembro de 2042.
Na capsula do Bicentenário da Independência recebeu cartas de várias entidades, escolas e autoridades, contendo várias historias de pessoas, personalidades, autoridades, empresários, que deixaram sentimentos, desabafos e relatos de tudo que temos vivido, principalmente relacionado com a independência. Além dessa cápsula real, foram scaneados todas as cartas e realizada uma capsula virtual. Lá foram colocados e-mails de dezenas de pessoas que daqui a 20 anos, receberão um e-mail com o acesso de todas as mensagens e lembrando que deverão abrir a capsula do tempo.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Martiniano, “este é mais um ato histórico que guarda memorias, já que alguns de nós não estará mais presente para presenciar o momento, mas terão familiares que lembrarão e receberão esse pequeno pedaço de papel que conhecerá um pouco mais sobre o momento em que vivemos hoje”.
Cápsulas em Cordeirópolis
Em Cordeirópolis, esta foi a terceira a ser enterrada: a primeira foi enterrada na praça Padre Stefanello localizada na Paróquia de Nossa Senhora Assunção, em comemoração da virada do milênio no ano 2000 e deverá ser aberta somente no ano 2100; a segunda está aos redores do coreto da praça central, pelos 130 anos de fundação de Cordeirópolis, realizada em abril de 2016 que deverá ser aberta em 20 anos e agora a terceira em comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil.
O que é a capsula do tempo?
Uma Cápsula do tempo é um recipiente especialmente preparado para armazenar objetos ou informações com o objetivo que eles possam ser encontrados pelas gerações futuras.
O termo "cápsula do tempo" foi aberto por George Edward Pendray para a exibição de Westinghouse para a Feira Mundial de 1939 em Nova Iorque.
Uma das cápsulas do tempo mais conhecidas foi, inicialmente, batizada de bomba-relógio, e construída durante a Exposição Mundial de Nova Iorque de 1939 pela Westinghouse como parte de sua exposição.
Embora o nome tenha sido criado recentemente, se assim podemos dizer, o ato de guardar coisas enterradas que são descobertas, já passam séculos e até milênios, ainda mais quando pensamos nos tumbas dos faraós que tantos tesouros e riquezas foram descobertas.
Exposição
De acordo com a secretaria de Cultura, a exposição dos 200 anos foi preparada para a comemoração do Bicentenário da Independência, onde estão expostas as 13 bandeiras que com o passar do tempo fizeram a história do Brasil, desde sua descoberta até os dias de hoje, conhecendo um pouco da história de cada período.
Os visitante poderão entender a letra do hino da independência, assim como todos as constituições de 1824 até hoje.
A exposição permanecerá no Salão Social (antigo Cordeiro Clube) até o dia 16 de setembro das 11h as 16h. Feriado e final de semana é aberta até as 12h.
O salão está localizado em frente a Praça Jamil Abrahão Saad.