Projeto é de ressocialização das pessoas egressas do sistema prisional que possuam residência fixa no município de Cordeirópolis
Será lançado nesta sexta-feira (10) em Cordeirópolis, o programa “ Recomeço”, um projeto de ressocialização das pessoas egressas do sistema prisional que possuam residência fixa no município de Cordeirópolis, cujo objetivo é acolher através de políticas de atenção à saúde física, mental e também de sua reinserção ao mercado de trabalho através de qualificações profissionais e encaminhamento de vagas disponibilizadas por empresas parceiras.
O Programa “Recomeço”, estará vinculado à Secretaria Municipal de Governo e Segurança Pública, mas engajado com outras seis Secretarias, a qual cada uma terá sua responsabilidade em acolher a pessoa.
Entre as secretarias estão: Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal da Mulher e Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Secretaria Municipal de Justiça e Cidadania.
“Esse programa é inédito na região, e agora fará parte da nossa política social de geração de emprego e oportunidades para as pessoas egressas do sistema prisional e que são moradoras do município. É uma forma de dar mais uma oportunidade ao cidadão cordeiropolense”, explicou o secretário de Governo e Segurança Pública, Dalton Cais.
O Programa “Recomeço” se destina às pessoas em cumprimento de pena privativa de liberdade em regime aberto, bem como aos egressos do sistema prisional. Durante a execução do Programa, a pessoa será acompanhada por Psicólogos (as) Assistentes Sociais e demais profissionais diretamente envolvidos no Programa, informando e indicando formas de melhorias e ao continuo aperfeiçoamento do Programa.
A coordenação do Programa estará vinculado também ao Ministério Público e o Poder Judiciário para ue sejam inclusas como obrigação do apenado em liberdade provisória ou em outra situação prevista na legislação penal existente participar das atividades previstas no Programa “Recomeço”.