Em reunião já foi apresentado um mapa dos pontos
Restauração do prédio da estação ferroviária, divulgar os diversos pontos turísticos existentes no território de Cordeirópolis, fomentar as tradições culinárias e festivas são alguns destaques que o Conselho Municipal de Turismo de Cordeirópolis (COMTUR), através da Secretaria de Cultura e Turismo vem traçando desde que foi instituído.
Em poucos meses, o Conselho já conseguiu tirar do papel, tendo como principal foco, o desenvolvimento e a expansão do turismo como marca na cidade de Cordeirópolis e já vem realizando pesquisas e traçando metas para o setor turístico no município.
De acordo com o secretário de Cultura, Paulo Martiminiano, o objetivo é fomentar o turismo e o desenvolvimento local, já que Cordeirópolis faz parte do Geopark - Corumbataí, criado há 20 anos, e que é um modelo de desenvolvimento sustentável e se tornou um programa oficial da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, (UNESCO), aAplicado em mais de 170 territórios, espalhados por 44 países ao redor do mundo. O Geopark de Corumbataí é o segundo do Brasil incluindo os municípios de Analândia, Charqueada, Corumbataí, Cordeirópolis, Ipeúna, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes.
"De início o Conselho está traçando um mapa com os estabelecimentos localizados no bairro de Cascalho, já que esse é um ponto predominante de turismo no município, porém, o Conselho vem pesquisando os pontos turísticos que não necessitam estar precisamente localizados em Cascalho, mas na cidade como um todo, seja hospedagem, artesanato ou alimentício, onde todos os pontos e relatórios serão encaminhados ao Grupo de Analise dos Municípios Turísticos (GAMT)", explicou Martiminiano.
Na prática, um geoparque é um território bem definido e que inclui um notável patrimônio geológico e de relevo, associado a uma estratégia de proteção, educação e desenvolvimento sustentável cuja a finalidade é gerar novas fontes de renda para a população local, e também servir de apoio ao desenvolvimento regional, tanto de modo econômico, quanto ambientalmente sustentável, especialmente por meio do Geoturismo.
" Também está incluso ao Projeto de Cordeirópolis, o " Caminho das Capelas", já que o município é contemplado com várias obras sacras. Vale ressaltar que Cordeirópolis está inserido no trajeto do Caminho da Fé, por isso a importância em elevar esse ponto, além de receber inúmeros ciclistas aos finais de semana em diversos locais da cidade", salientou a presidente do Conselho Cássia de Moraes.
Cássia afirmou que as capelas existentes serão inseridos no mapa.
Com relação à reforma da estação ferroviária, o secretário explicou que já está inclusa no orçamento do ano de 2022, onde serão investidos mais de um milhão de reais, sendo R$ 626.453,00 de emenda do deputado federal Miguel Lombardi e mais R$ 500 mil do município.
O Conselho está colhendo informações turísticas de Cordeirópolis que serão acrescentados neste mapa.