Licitação para a compra dos novos equipamentos acontece dia 11
Através de um recurso federal no valor de R$ 200 mil, por meio da emenda parlamentar do deputado Federal Coronel Tadeu - PSL-SP, a cidade de Cordeirópolis fará licitação no próximo dia 11 para a troca de 16 câmeras de monitoramento.
A cidade foi contemplada com apoio do secretário de Governo e Segurança Dalton Cais, quando fez a visita no gabinete do parlamentar em Brasília solicitando verbas para a segurança do município.
Na oportunidade, Cais apresentou toda a estrutura da Guarda Civil, e como o Centro de Monitoramento tem colaborado com as Polícias Civil e Militar para combate ao crime, pontuando ainda os resultados alcançados, sendo Cordeirópolis referência em segurança pública na região.
Com o recurso será possível substituir 16 câmeras localizadas em pontos estratégicos, sendo câmeras de alta definição, proporcionando significativa melhora de qualidade e ao mesmo tempo, a possibilidade de cobertura da segurança nos pontos destinados.
"Como atravessamos um momento muito difícil, com essa pandemia, os recursos praticamente são canalizados para a saúde e através desta emenda parlamentar, Cordeirópolis substituirá 90% das câmeras com aproximadamente R$ 8 mil , que é a contrapartida exigida pelo convênio, ou seja, para o município, o gasto com a troca das câmeras será de apenas 4% do valor total", explicou o GCM Leonardo Maximiliano, (Max), coordenador da central de monitoramento.
Ainda de acordo com Max, para que Cordeirópolis estivesse apta a receber o recurso, foi necessário apresentar o projeto junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça - sendo o GCM Leonardo, juntamente com membros do Núcleo de Ações Estratégicas da Prefeitura encarregados da sua produção e acompanhamento, obtendo aprovação do órgão federal.
A licitação para aquisição das novas câmeras, está marcada para o próximo dia 11 de maio e havendo vencedor para fornecimento, a expectativa para entrega está prevista para o final de junho.
"Importante destacar que nos locais que existem câmeras da Guarda Civil, o índice de crime praticamente chegou a zero e com a possibilidade da troca com câmeras de alta definição, manteremos nossa capacidade de colaborar com a segurança do município" pontuou o GCM Max.