Materiais recicláveis viram obras de arte por coletores

  • 0
  • 186 views
Andrenilsom de Campos, Luciana Giroto Figueira e Maria Aparecida Martins são membros da Cooperativa do Projeto Garimpar de Cordeirópolis. Para eles os anos de 2020 e 2021 estão sendo históricos, pois nunca se viu tanto plástico e papel descartado. Também nunca trabalharam tão intensamente quanto agora. Os trabalhadores explicam que tudo isso é reflexo do isolamento social e um recorte do que se observa em todo o país.
O diretor de Resíduos Sólidos, João Peruchi diz que esse resultado vem da maior permanência das pessoas em casa por causa da quarentena. "É fruto desse novo perfil de compra online que intensificou nos últimos 12 meses, de embalagens para os alimentos, do delivery. Infelizmente, nós observamos esse aumento, mas isso não se transformou em reciclagem porque muitas centrais pelo país tiveram a atividade suspensa e todo material coletado foi para aterros e lixões. Já em Cordeirópolis o trabalho de coleta tem sido constante e os recicladores buscam alternativas sustentáveis".
Arte e reciclagem
Além do trabalho diário, o que não faltou para esses trabalhadores, foi a criatividade. Mesmo em meio a pandemia, eles arrumaram um tempo para construir uma casa feita com todo o material que é coletado nas ruas. Composta por madeiras, plástico e outros materiais recicláveis, a obra de arte possui quase um metro de altura e conta com detalhes de ponta a ponta.
A recicladora Luciana Figueira conta que a ideia foi elaborada pelo grupo e o objetivo é usar a criatividade e o reaproveitamento dos materiais. “Além de ser uma iniciativa ecologicamente sadia, o reaproveitamento criativo é uma alternativa econômica e sustentável, que pode trazer inúmeros benefícios para quem estiver disposto a praticá-lo”, pontuou.
Loja Barbosa (3)
Homem morre atropelado por trem em Santa Gertrudes
Prev Post Homem morre atropelado por trem em Santa Gertrudes
Cordeirópolis registra ao 39° óbito em decorrência a Covid 19
Next Post Cordeirópolis registra ao 39° óbito em decorrência a Covid 19
Veja mais

Leave a Comment:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link para o WhatsApp