A equipe da Prefeitura, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, estuda há alguns meses, a contratação de empresa especializada e outorgada, por meio de pregão para a limpeza de aguapés na extensão da segunda Represa do Barro Preto.
Segundo a equipe técnica, este tipo de serviço exige cuidados e muita atenção, por isso, existem pouquíssimas empresas licenciadas para este tipo de limpeza.
Foi publicado no diário oficial do Município de Cordeirópolis, que no dia 25 de setembro terá o pregão presencial para contratação de empresa especializada para retirada das macrófitas da segunda Represa do Barro Preto.
De acordo com o secretário da pasta, Joaquim Dutra, foi necessário iniciar o levantamento integral do uso do solo das propriedades que margeiam a represa, onde realizou as análises da qualidade da água para impedir novos surgimentos das plantas.
Segundo o secretário, iniciou o processo de retirada das plantas com a equipe da Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, mas com o início do período de secas e as consequentes queimadas, não foi possível remanejar funcionários para dedicarem tempo integral no desassoreamento da represa.